sábado, 25 de setembro de 2010

Caiu!!! E agora?


Olha o tamanho do galo na cabeça!!!


Depois de muito tempo sem ter tempo para postar eu voltei!!!!! E voltei com um tema que é um enorme motivo de preocupação: quedas! Principalmente aquelas em que a cabeça bate!
Deixa eu contar um pouco minha experiência com bebês caindo!
A Luiza, como era a primeira filha, não sofreu quedas. Todo o tempo era só dela e ela nunca caiu, só depois de grandinha.
O Henrique caiu a primeira vez com 5 meses, quase 6. Mas foi de uma cama baixinha e em cima de um carpete e eu não me assustei muito. Só veio aquela tão comum culpa de mãe! Depois começaram uma sequencia de quedas que dava dó! Descuido? Acho que um pouco sim, mas o menino era um bb terrível heheheh. Ele conseguia se soltar do cinto do carrinho e caiu inúmeras vezes de cabeça. Depois veio o cadeirão! Ele tbm se soltava e caiu três vezes. Em uma dessas vezes levei ao pronto socorro, mas não foi nada.
O pobre do Pietro começou cedo. Com 17 dias o Henrique estava sentadinho em um banquinho com ele no colo. O telefone tocou e eu fiquei de costas para eles. Só ouvi o choro. O Henrique tinha colocado o Pi sentado na cama!!!! E o coitadinho todo molinho tinha caído de cara no chão! Susto!!! Mas logo ele acalmou e nada aconteceu. Depois com 2 meses eu estava trocando a fralda dele no trocador. Virei de costas e até hoje não entendo como ele foi parar no chão. Culpa, culpa, culpa, mas com o Pi, nada aconteceu. Aí tiveram quedas da minha cama, do sofá e do maledito do cadeirão. Na última queda do cadeirão ele tinha 1 ano e seis meses. Caiu e bateu a parte de trás da cabeça. A tontamãe aqui nem viu como ele tinha caído, só ouvi o barulho. Tentei olhar onde havia batido mas não achava. Fui dar o peito e ele não quis e foi aí que senti o enorme calombo na parte de trás da cabeça. Ele ficou chorando muito e resolvi colocá-lo no sling e dar uma voltinha com ele. Mas em 5 minutos após a queda ele vomitou. Voltei para casa já decidida a levá-lo ao hospital. Cheguei em casa e o coloquei sentado no sofá. Ele estava parado, com os olhos distantes, com a cabeça de lado e a boca aberta... Logo vomitou de novo. Enquanto eu me trocava ele vomitou mais uma vez e não reagia, continuava apático. Ele demorou para melhorar. Caiu por volta de 10:30 e só melhorou perto das 13 horas. No hospital ele fez uma tomografia e não houve hemorragia nem fratura. Foi uma concussão.
O Francisco, como possível último filho, parece ser mais cercado de cuidados... Ele nunca havia caído até hoje de manhã! Caiu da minha cama (que é bem alta por sinal). Estava com o pai. Eu queria morrer, ou melhor, matar!!!! Meu bebezinho! Como ele deixou meu pequenino cair? Mas foi só o susto e logo ele já tinha parado de chorar!
Essas são minhas experiências com batidas de cabeça! Mas o mais interessante do post vem agora: como agir em caso de quedas quando a cabeça bate?
Existem muitos mitos: faca fazendo cruz no "galo", salmora no local da batida, não deixar dormir, não alimentar... Mas o que se deve fazer? Essas informações foram passadas para mim por um pediatra querido nosso. Ele atendia o Henrique em Jataí-GO.

Quando o bebê ou a criança cair e bater a cabeça ela não precisa ser levada ao pronto socorro imediatamente. Somente se ela houver desmaiado ou tido uma convulsão com a batida. Aí leve ao PS imediatamente.
Assim que a criança cair ela vai chorar. E pode chorar muito. Depois de um grande susto e depois de chorar muito ela com certeza terá sono. Pode deixar dormir sim!!!! Manter o bebê ou criança acordado por causa da queda é uma judiação, pois nada vai mudar se mantê-la acordada. Mas você deve observar como está o sono dela. Mexa na criança e veja se ela reage. Se estiver reagindo, tudo bem!!!!
Algumas crianças, principalmente os bebês menores, quando sentem dor ou assustam querem mamar. Pode dar mamá, leite, água ou qualquer alimento. Veja a reação da criança. Somente não dê alimento nenhum, nem água, se ela tiver vomitado depois da queda.
Não faça "mandingas" no galo. O local está dolorido e apertar uma faca em cima só vai fazer a criança ter mais dor.
Apalpe a cabecinha da criança com cuidado e procure por partes mais fundas. O edema (o galo) é normal, vai estar bem dolorido e não deve ser apertado. Mas se tiver qualquer afundamento vá ao hospital imediatamente.
Quando é caso para levar para o hospital:
Se depois da queda a criança estiver sonolenta demais (não por ter chorado). Se ela estiver com dificuldade para acordar ou desmaiar.
Se ela vomitar, convulsionar, estiver com a visão embaçada ou qualquer queixa sobre a visão (crianças maiores). Se Estiver apática, amuadinha, sem apetite, sem querer brincar, enfim fora do normal dela.
Esses sintomas costuma aparecer nas primeiras horas da queda. O período principal são as primeiras seis horas. Mas essas reações podem aparecer por até 48 horas. Caso a criança apresente qualquer um desses sintomas leve-a imediatamente ao hospital.
No hospital o procedimento indicado é a tomografia. Em caso de crianças pequenas ela é feita com anestesia geral inalatória. O RX não é indicado, pois ele só consegue mostrar se houve fratura, mas existem casos em que não há fratura, mas tem hemorragia interna. A tomografia mostra se há fratura e se há hemorragia. Nos casos de fratura e/ou hemorragia a criança ficará no hospital em observação e serão tomadas algumas outras medidas. No caso de nada aparecer na tomografia, a criança teve uma concussão, ou seja, o cérebro sofreu um impacto, ficou um pouco inoperante (hehehe) e se recuperou. Mas mesmo nos casos de concussão a criança deve ficar sob observação em casa por alguns dias.

Sei por experiência própria que quedas com batidas na cabeça assustam muito. Começando pelo barulho terrível que faz. Mas elas não são tão graves assim na grande maioria das vezes. O mais importante é dar um bom colo, fazer um carinho gostoso (aproveitando para "examinar" a cabecinha), dar mamá se o bebê quiser e observar de pertinho.