Exclusiva? Sim!
Totalmente? Sim!
Nem água? Nem água!
E chá? Também não!
E Funchicória? Não!
Exclusivo é exclusivo! Quando o bebê nasce ele só precisa do leite da mãe! Tudo o que o corpo da mãe produz é suficiente para o bebê crescer e engordar! Basta pensar que ele ficou meses dentro do seu corpo e cresce de um ponto minúsculo para um bebê perfeito de mais ou menos 3 quilos e uns 50 cm. E depois que o bebê nasce o corpo continua a ter capacidade de nutrí-lo! Isso é mágico, fantástico! No começo o bebê mama o colostro. Chamam de primeira vacina, pois é carregado de anticorpos. O estômago do bebê está preparado para se satisfazer com apenas 1 colher de chá de colostro por mamada nos primeiros dias! Ele não vai ficar com fome! Agora imagina aqueles hospitais (a grande maioria) que dá o famoso copinho de Nan quando o bebê completa 3 horas de vida? São 30 ml!!!! Os rins do bebê ainda não estão preparados para tanto líquido e ficam sobrecarregados. Sem falar naquele corpinho que não foi preparado para receber leite de vaca (mesmo que modificado) e sim leite humano! Por tanto, nos primeiros dias não é necessário dar nenhum complemento até a descida do leite que normalmente ocorre entre 24 e 48 horas do nascimento. Lembrando que mulheres que tiveram parto normal costumam ter a descida do leite antes do que as mulheres com parto cesárea devido aos hormônios produzidos durante o trabalho de parto e parto!
Mas porque ele chora tanto? Nós falamos, não é verdade? E também nos viramos muito bem quando queremos algo, não é? Se estou com frio eu coloco uma blusa ou fecho a janela! Se estou com fome eu pego algo para comer. Se preciso de companhia eu vou até uma pessoa amiga. E o bebê? Ele não fala, não anda e ainda não sabe controlar seu pequeno corpinho! Estava acostumado a ficar em um espaço quentinho, com ruídos característico que ele já conhecia e nos escurinho! De repente nasce! Sons altos ou fortes, cheiros, temperaturas... tudo é diferente! Se ele está trocado, aquecido (no frio) ou fresquinho (no calor), acabou de mamar e continua a chorar procurando o peito insistentemente será que é fome? Claro que não! O bebê se conforta sugando! Isso o acalma, o tranquiliza! Mas aí sempre vem aquela mãe experiente e fala que o bebê dela era igual e que ela deu uma mamadeira enorme de Nan e o bebê dormiu horas seguidas, que ele estava era com fome! Vamos imaginar nós mesmas! Quando você come aquela feijoada completa o que acontece depois? Dá um sono tremendo, não é? É o nosso corpo trabalhando duro para digerir aquele monte de alimento forte. O mesmo acontece com o corpinho do bebê! Aquele corpo preparado para digerir apenas o leite materno vai ter que se esforçar muito para digerir o leite de vaca (que foi feito exclusivamente para bezerros!!!) e por isso ele vai dormir profundamente igual nós dormiríamos após uma feijoada daquelas!!! O que eu digo a respeito disso? Deixa o bebê sugar o peito!!!!! que isso também vai ajudar a dar mais leite!
Aí o leite desceu e o bebê vive querendo o peito. Será que não tenho leite? Eu também pensei nisso muitas vezes! Mas aí vem aquela história do sugar novamente! O bebê se acalma sugando! Nem sempre é fome! Então peito nele!!! E atenção com os pediatras! Eles adoram achar as mães incapazes de alimentar o próprio filho e logo de cara já dizem que o bebê não ganha peso e que precisa de complento! Ou você tem um pediatra completamente a favor da amamentação (que é facinho descobrir) ou você ignora o que ele diz (foi o que eu fiz)!
Tá bom, resolvido na cabeça que complemento não é necessário, mas e só o leite materno é suficiente? O bebê não sente sede? Sente! Mas o leite materno é rico em água! O leite materno é composto pelo leite magro e pelo leite gordo! O leite magro é o primeiro leite, aquele que o bebê começa sugando. Esse leite mata a sede e hidrata. ele tem uma aparencia mais aguada mesmo. Depois que o bebê mama esse leite começa a sair o leite gordo. Um líquido mais grosso que o primeiro e mais branco também! Quase da cor do leite de vaca, mas mais claro!!! Esse leite é o que vai engordar o bebê! Sabendo disso caiu por terra aquela velha história de deixar o bebê mamar x minutos em um peito e trocar o bebê de peito. Pois se esse bebê não suga muito forte ele nunca vai mamar o leite gordo e aí não vai ganhar peso mesmo! O bebê deve mamar um único seio por mamada para você ter a certeza de que ele mamou o leite gordo! Para ficar mais fácil eu fazia e aindafaço assim: chorou peito. Mamou, mamou. Pediu de novo e faz menos de duas horas que mamaou eu coloco no mesmo peito. Se já passou de duas horas da hora que mamau vai para o outro peito. Assim dá para ter certeza que o bebê chegou no leite gordo! E que também matou sua sede com o leite magro! Sendo assim, o bebê não precisa de água!!!!
Mas e chá? É bom pra cólica! Quem disse???? Novamente voltamos àquela história do volume de líquido para os rins do bebê! O chá não deve ser dado para bebês nunca! A cólica é natural no bebê. Uns tem, outros não! O primeiro filho é quase certo que tenha, os outros é quase certo que não vão ter. A cólica do bebê também está ligada a ansiedade dos pais/cuidadores do bebê e dar chá não vai mudar isso!
E funchicória? É natural! Não, não é natural! Funchicória tem sacarina, que é o açucar muito mais forte! Pegue um pouquinho de funchicória no dedo e lamba. Faça o mesmo com a mesma quantidade de açúcar comum! Viu como a funchicória é muito mais doce? A sacarina também agride as papilas gustativas dificultando o bebê a sentir o gostinho do leite depois! E não resolve nada!!! No momento acalma pelo gostinho doce e em seguida o bebÊ volta a se contorcer!!!
Falei e falei, mas eu só quis dizer que por seis meses o bebê só precisa de leite materno! Seis meses inteiros e não cinco meses e vinte dias! Seis meses!!! O leite materno em livre demanda (e sempre assim) é capaz de fornecer tudo o que o bebê precisa, nem mais, nem menos! E só quando o bebê completa seis meses é que ele TALVEZ esteja pronto para começar a receber novos alimentos!
Mas esse TALVEZ é coisa para outro post!!!!
Imagens: http://www.gettyimages.com/ e arquivo pessoal