quinta-feira, 28 de maio de 2009

Amamentação EXCLUSIVA






Exclusiva? Sim!
Totalmente? Sim!
Nem água? Nem água!
E chá? Também não!
E Funchicória? Não!

Exclusivo é exclusivo! Quando o bebê nasce ele só precisa do leite da mãe! Tudo o que o corpo da mãe produz é suficiente para o bebê crescer e engordar! Basta pensar que ele ficou meses dentro do seu corpo e cresce de um ponto minúsculo para um bebê perfeito de mais ou menos 3 quilos e uns 50 cm. E depois que o bebê nasce o corpo continua a ter capacidade de nutrí-lo! Isso é mágico, fantástico! No começo o bebê mama o colostro. Chamam de primeira vacina, pois é carregado de anticorpos. O estômago do bebê está preparado para se satisfazer com apenas 1 colher de chá de colostro por mamada nos primeiros dias! Ele não vai ficar com fome! Agora imagina aqueles hospitais (a grande maioria) que dá o famoso copinho de Nan quando o bebê completa 3 horas de vida? São 30 ml!!!! Os rins do bebê ainda não estão preparados para tanto líquido e ficam sobrecarregados. Sem falar naquele corpinho que não foi preparado para receber leite de vaca (mesmo que modificado) e sim leite humano! Por tanto, nos primeiros dias não é necessário dar nenhum complemento até a descida do leite que normalmente ocorre entre 24 e 48 horas do nascimento. Lembrando que mulheres que tiveram parto normal costumam ter a descida do leite antes do que as mulheres com parto cesárea devido aos hormônios produzidos durante o trabalho de parto e parto!

Mas porque ele chora tanto? Nós falamos, não é verdade? E também nos viramos muito bem quando queremos algo, não é? Se estou com frio eu coloco uma blusa ou fecho a janela! Se estou com fome eu pego algo para comer. Se preciso de companhia eu vou até uma pessoa amiga. E o bebê? Ele não fala, não anda e ainda não sabe controlar seu pequeno corpinho! Estava acostumado a ficar em um espaço quentinho, com ruídos característico que ele já conhecia e nos escurinho! De repente nasce! Sons altos ou fortes, cheiros, temperaturas... tudo é diferente! Se ele está trocado, aquecido (no frio) ou fresquinho (no calor), acabou de mamar e continua a chorar procurando o peito insistentemente será que é fome? Claro que não! O bebê se conforta sugando! Isso o acalma, o tranquiliza! Mas aí sempre vem aquela mãe experiente e fala que o bebê dela era igual e que ela deu uma mamadeira enorme de Nan e o bebê dormiu horas seguidas, que ele estava era com fome! Vamos imaginar nós mesmas! Quando você come aquela feijoada completa o que acontece depois? Dá um sono tremendo, não é? É o nosso corpo trabalhando duro para digerir aquele monte de alimento forte. O mesmo acontece com o corpinho do bebê! Aquele corpo preparado para digerir apenas o leite materno vai ter que se esforçar muito para digerir o leite de vaca (que foi feito exclusivamente para bezerros!!!) e por isso ele vai dormir profundamente igual nós dormiríamos após uma feijoada daquelas!!! O que eu digo a respeito disso? Deixa o bebê sugar o peito!!!!! que isso também vai ajudar a dar mais leite!

Aí o leite desceu e o bebê vive querendo o peito. Será que não tenho leite? Eu também pensei nisso muitas vezes! Mas aí vem aquela história do sugar novamente! O bebê se acalma sugando! Nem sempre é fome! Então peito nele!!! E atenção com os pediatras! Eles adoram achar as mães incapazes de alimentar o próprio filho e logo de cara já dizem que o bebê não ganha peso e que precisa de complento! Ou você tem um pediatra completamente a favor da amamentação (que é facinho descobrir) ou você ignora o que ele diz (foi o que eu fiz)!

Tá bom, resolvido na cabeça que complemento não é necessário, mas e só o leite materno é suficiente? O bebê não sente sede? Sente! Mas o leite materno é rico em água! O leite materno é composto pelo leite magro e pelo leite gordo! O leite magro é o primeiro leite, aquele que o bebê começa sugando. Esse leite mata a sede e hidrata. ele tem uma aparencia mais aguada mesmo. Depois que o bebê mama esse leite começa a sair o leite gordo. Um líquido mais grosso que o primeiro e mais branco também! Quase da cor do leite de vaca, mas mais claro!!! Esse leite é o que vai engordar o bebê! Sabendo disso caiu por terra aquela velha história de deixar o bebê mamar x minutos em um peito e trocar o bebê de peito. Pois se esse bebê não suga muito forte ele nunca vai mamar o leite gordo e aí não vai ganhar peso mesmo! O bebê deve mamar um único seio por mamada para você ter a certeza de que ele mamou o leite gordo! Para ficar mais fácil eu fazia e aindafaço assim: chorou peito. Mamou, mamou. Pediu de novo e faz menos de duas horas que mamaou eu coloco no mesmo peito. Se já passou de duas horas da hora que mamau vai para o outro peito. Assim dá para ter certeza que o bebê chegou no leite gordo! E que também matou sua sede com o leite magro! Sendo assim, o bebê não precisa de água!!!!

Mas e chá? É bom pra cólica! Quem disse???? Novamente voltamos àquela história do volume de líquido para os rins do bebê! O chá não deve ser dado para bebês nunca! A cólica é natural no bebê. Uns tem, outros não! O primeiro filho é quase certo que tenha, os outros é quase certo que não vão ter. A cólica do bebê também está ligada a ansiedade dos pais/cuidadores do bebê e dar chá não vai mudar isso!

E funchicória? É natural! Não, não é natural! Funchicória tem sacarina, que é o açucar muito mais forte! Pegue um pouquinho de funchicória no dedo e lamba. Faça o mesmo com a mesma quantidade de açúcar comum! Viu como a funchicória é muito mais doce? A sacarina também agride as papilas gustativas dificultando o bebê a sentir o gostinho do leite depois! E não resolve nada!!! No momento acalma pelo gostinho doce e em seguida o bebÊ volta a se contorcer!!!

Falei e falei, mas eu só quis dizer que por seis meses o bebê só precisa de leite materno! Seis meses inteiros e não cinco meses e vinte dias! Seis meses!!! O leite materno em livre demanda (e sempre assim) é capaz de fornecer tudo o que o bebê precisa, nem mais, nem menos! E só quando o bebê completa seis meses é que ele TALVEZ esteja pronto para começar a receber novos alimentos!
Mas esse TALVEZ é coisa para outro post!!!!

Imagens: http://www.gettyimages.com/ e arquivo pessoal

6 comentários:

Thaís Rosa disse...

ótimo post, concordo plenamente com tudo.
e o talvez do final aconteceu comigo, mas nem sempre temos informações sobre o tempo das coisas, que cada criança tem o seu tempo... enfim, aprendi com meu filhote, que só começou a comer de verdade quase no oitavo mês! é um bom tema para outro post mesmo!

Luíza Diener disse...

assino embaixo!

é bom poder contar com mamães experientes! ;)

ai, larissa, gosto mto dos seus textos!

bj

Pérola disse...

Muito bom Larissa!!!
Adorei!
Beijos!!!

Patty Geronimo disse...

Excelente, maravilhoso!!! Aplausos!!! Vou repassar pra todas as minhas amigas!!!

Eu estava na dúvida se o meu bebê está mamando o "gordinho" e vou seguir sua dica, bem legal!!!

No mais assino em baixo! A pediatra já veio me assustando essa semana dizendo que meu bebê ganhou menos peso essa quinzena do que na quinzena passada ..... mas ele está bem dentro do peso e altura normais. Lendo teu post fico mais tranquila.

Bjusss,

WWW.DIGIETAL.COM.BR disse...

Ótimo,

Mas e quando o bebe mama muito sem parar. Digamos que você falou que ele não está com fome, que o que ele quer é sugar.

Meu filho tem 22 dias e mama 40 minutos em um seio e algumas vezes daqui 15 minutos ele chora e só o que conforta ele são mais pelo menos 10 minutos no outro seio.

Ele vem ganhando peso normalmente. nunca tomou nada diferente de leite materno.

só que não encontro solução pra isso.

Minha esposa e eu estamos enlouquecendo. Heheheh.

Fico no aguardo de qualquer dica possível, pois não sei mais o que fazer e tenho certeza de que ele não tem nem cólica nem sede. o que ele quer é ficar no seio.

Joélida Pontes disse...

Sim, mas e quando o bebê não está ganhando peso? Quando só mama no peito e está abaixo do peso para a idade?