domingo, 7 de junho de 2009

Introdução de alimentos quando???

E aí o bebê mamou por seis meses exclusivamente o leitinho da mamãe e agora já precisa comer sopinhas e frutinhas, certo? Mais ou menos!!!

Quando meu segundo filho passou a comer eu chorava quase todo dia, acreditem. Ele não gostava de comer! Eu achava que ele ficaria desnutrido, que não se desenvolveria normalmente... (nem vou comentar sobre a Luiza pois ela era boa de garfo hehehe) Quando eu estava só amamentando o Pietro surgiu uma conversa em uma das listas de discução na internet que participo sobre o que comprar quando o bebê vai começar a comer! Como faltavam 2 semanas para o Pietro iniciar suas aventuras pelo mundo culinário eu tinha acabado de comprar algumas coisinhas e fui compartilhar o que eu havia comprado. Mas uma coisa me chamou a atenção: uma mãe assinava a mensagem dela dizendo que o bebê de 11 meses entraria no mundo da alimentação logo! Resolvi conversar com ela sobre isso! E ela me contou muitas coisas sobre a real necessidade de o bebê começar a comer assim que completa 6 meses! No meio dessa conversa também mandaram um texto com alguns "ítens" que o bebê deveria ter/fazer para mostrar se ele estava pronto para comer! Adaptei isso para mim e resolvi que seria assim o melhor!

Se formos pensar mesmo, pra quê dar comida para um serzinho que nem dentes tem na boquinha ainda? E pra quê dar comida para um bebê que ainda não senta sem apoio? Será que só essas coisas não servem de indicação de quando o bebê está pronto para comer? Também aprendi que os bebês têm um reflexo na boquinha que os impedem de engolir sólidos. Quando é colocado algum alimento sólido em sua boquinha ele empurra para fora com a língua. Esse reflexo tende a desaparecer por volta dos seis meses, mas pode desaparecer depois!

Eu decidi que meu filho só comeria quando sentasse sozinho (já que ele já tinha 4 dentes na boquinha com 6 meses) e que não teria mais o reflexo de empurrar! Com seis meses ele ainda empurrava os alimentos sólidos! As coisas foram acontecendo lentamente. No dia do seu mesversário ele ganhou um copo de bico com água dentro!!! Fiz uma espécie de relatório no blog das crianças e está aqui. Acho que o Pietro mamou exclusivo mesmo até uns sete meses e meio!

Eu não sou expert, mas aqui vão algumas dicas:
-A primeira e acho que a mais importante: nunca coloque sua comida na boca do bebê! Ele não sabe que você está comendo, pois ele só conhece o ato de mamar! Não existe deixar ele com vontade, pois ele não sabe que o que você está pondo na boca é de comer!!!! Se você nunca colocar nada na boca dele vai ser muito mais fácil introduzir alimentos saudáveis para o bebê! O Pietro só passou a pedir o que nós estamos comendo com 1 ano. Antes disso ele ficava na mesa com a gente e não se interessava por nada da nossa comida! Caso você ache que o que está comendo é interessante para ele provar, dê em outro momento. Caso contrário ele vai acostumar e você vai ter que passar a comer aquele chocolate delicioso escondido hehehe!!!
-Espere o bebê sentar primeiro. Ninguém gosta de comer deitado ou reclinado, não é?!
-Observe seu bebê. Quando ele fizer seis meses dê frutas na mão dele para ele chupar. Observe o interesse dele!
-Nunca dê sopinha batida no liquidificador ou passada na peneira. Apesar de a peneira ser indicada por revistas e tal, ela deixa toda a fibra do alimento fora da comida da criança!!! O melhor mesmo é amassar com o garfo! Se o bebê já estiver pronto para comer ele vai aceitar! Lembre do reflexo da linguinha!!!!
-Cuidado com bebês com dentes! Eles podem engasgar com frutas que estão comendo sozinhos. Eles não sabem o tamanho do pedaço que podem morder. Se isso estiver acontecendo (mordendo pedaços grandes) não dê mais frutas na mão!
-Só comece a dar coisinhas para o bebê comer depois dos seis meses, nunca antes!!!! Alguns vão aceitar de imediato, outros podem demorar muitos meses e só vão aceitar mesmo depois de um ano de idade! Se você acompanha com pediatra e o crescimento e ganho de peso estiver normal, é por que assim que deve ser!!!
-Pediatras que apóiem a amamentanção exclusiva prolongada são tão raros quanto pediatras que apóiem a amamentação exclusiva antes dos seis meses! você logo vai descobrir como é que seu pediatra pensa! Quando o Pietro começou a comer papainha salgada a pediatra dele achava que ele já estava até jantando! E estava espantada com o ganho de peso dele! Mal sabia que ele só mamava no peito... O ideal é achar um pediatra que apoie a amamentação e a introdução de alimentos de uma forma natural!
-Isso tudo só é valido se o bebê mama exclusivo no peito sem complemento com leite artificial (Nan, Aptamil, Nestogeno etc), pois o leite materno contém TUDO o que o bebê precisa, já o leite artificial não!!!!

3 comentários:

Pérola disse...

Adorei! A minha pequena vai completar 6 meses e esse texto tirou todas minhas dúvidas!
Beijão e obrigada!!!

Ilana Stivelberg disse...

Oi Larissa, tudo bem?

Trabalho com redes sociais em uma agência de comunicação on-line e tenho interesse em uma parceria com o teu blog. Peço que entre em contato comigo o mais breve possível, já que não encontrei um e-mail aqui no seu blog. É ilana.miranda@midiadigital.com.br. Obrigada e beijos.

Carla MMP disse...

Oi Larissa, td bem?

Tenho um blog e gostaria de saber se posso colocar um trecho desse seu texto lá. Achei altamente esclarecedor.
Obrigada.
Se vc permitir, peço a gentileza de me avisar pelo email carlammp@bol.com.br

Muito obrigada! E parabéns pelo blog.

Beijos,
Carla