segunda-feira, 27 de abril de 2009

Desmame noturno 2

Já falei aqui sobre desmame noturno. Eu ainda não estava preparada! Tinha decidido esperar ele andar e falar. Ele andou e agora já fala algumas palavrinhas! E para mim chegou a hora do desmame noturno dele!
Eu nunca tinha desmamado nenhum dos meus filhos de noite! Nem com mamadeira! Sempre tive preguiça e pena deles. Mas dessa vez estava muito cansativo. Comecei o desmame e na primeira noite ele acordou muitas vezes. Na noite seguinte já tive sucesso! Agora ele já está desmamado! Me sinto vitoriosa!
Acho que o mais importante nesse processo todo foi a minha decisão. Eu estava decidida e não tinha dúvidas em relação ao desmame noturno dele. Li e reli várias vezes o texto do Dr. Jay Gordon. Me senti segura em seguir as orientações propostas por ele. E não precisei seguir nem metade! Como achei mais viável não oferecer nem um pouco de peito nas primeiras noites (como ele propõe), logo o Pietro já entendeu que não adiatava chorar para mamar. Ele teve muito carinho na primeira noite, mas não aceitou que eu o pegasse no colo. Ficou deitado ao meu lado. Para mais detalhes sobre o desmame, eu escrevi um diário no Sete Monstrinhos.
Agora nós crescemos mais um pouquinho, ele e eu.

sábado, 18 de abril de 2009

Fraldas de pano. Ainda se usa?

SIM!!!!!! Eu uso fraldas de pano no Pietro e poso garantir que não dá trabalho, é econômico, ecológico e muito confortável para o bebê!
Comecei a usar fraldas de pano com o Henrique. Ele nasceu no interior de Goiás e lá as fraldas descartáveis eram muito carar e por isso era um luxo. Todo usavam fraldas de pano lá! No começo eu comprava as fraldas do Henrique pela internet, mas quando ele fez 3 meses eu comprei um kiti fralda de pano: 25 fraldas de pano, 5 calças plásticas e três alfinetes! Apaixonei pela idéia!
Ainda grávida do Pietro eu conheci as fraldas já montadas vendidas no site da Babyslings São fraldas lindas e cada dia que passa tem estampas mais fofas! Claro que eu quis comprar dessas também! Comprei 15 fraldas do tamanho M e depois mais 15 do tamanho G. Essas últimas eu comprei já usadas. Elas duram muito bem e dá para passar de um filho para outro numa boa!
Vantagens da fralda montada: são lindas e no calor é só colocar uma camiseta e deixar com a fralda a mostra! Não dá trabalho para dobrar, é só pegar e colocar.
Desvantagens: demora para secar. É muito bom quem tem um lugar ao sol para secar, pois pelo fato de elas serem montadas, são grossas e demoram mesmo para secar.
Como o inverno está chegando eu comprei fraldas novas para o Pietro. Daquelas brancas, quadradas. Comprei 15, pois ainda uso as 15 montadas que tenho! Comprei 6 calças plásticas também. Aí pensei em postar um tópico aqui falando sobre o uso de fraldas de pano e procurei na net algum lugar que ensinasse a dobrar fraldas e não achei! Então fiz algumas fotos e aqui estão!

COMO DOBRAR FRALDAS DE PANO

Primeiro dobre em quatro como mostra na foto!

Depois pegue a ponta de cima e vá puxando para o lado para formar um triângulo.

Fica assim!


Depois, com muito cuidado (logo você fica craque!) vire toda a fralda deixando aquele triângulo do outro lado. E por cima vai ficar uma parte do triângulo e um quadrado igual na foto aí em cima.


Pegue o lado do quadrado e dobre um terço.


Depois dobre mais uma vez e PRONTO!!! No meio você terá uma faixa mais grossa que é onde vai ficar acumulado mais xixi!


Caso você queira mais absorção você pode colocar uma faixa absorvente ou uma fralda dobrada dentro da dobra do meio. Na foto tem uma faixa absorvente que vem com as fraldas Babyslings, mas pode ser só uma fralda dobrada.


Aí fica assim. Mais grosso dentro da fralda.


Aqui é como fica a fralda fechada (sem a faixa extra dentro)! Eu prefiro fechar com alfinete de segurança, mas pode colocar fita crepe. Existem umas garrinahs também, mas nunca usei e por tanto não sei dizer se são boas! Depois de fechar é só vestir a calça plástica por cima e não deixar nem um pouquinho de pano da fralda para fora, se não vaza mesmo!!!!

Outra opção é colocar só uma fralda dobrada dentro da calça plásticaigual na foto aí de cima! Ou pode também usar a fralda dobrada e também uma dentro da calça plástica!

Legal! Você usou a fralda e aí o bebê sujou! O que fazer? Ferver? Esfregar na mão? Passar a ferro?



COMO LAVAR FRALDAS DE PANO
É muito simples! Até demais! Não tem segredo! Como você lava a sua roupa? Como você lava a roupa do seu bebê? Você vai lavar as fraldas do mesmo jeito! Se você lava as suas roupas na máquina de lavar, então você vai ter menos trabalho! As fraldas são resistentes e podem ser lavadas à máquina sempre! Tanto as fraldas montadas quando as quadradas! Mas se você usa tanquinho elétrico também pode colocá-las no tanquinho e torcer na mão ou na centrífuga! E se você lava na mão, também pode lavar as fraldas assim!
Vou contar aqui como eu faço, mas cada um pode lavar do jeito que preferir!!!
Eu junto as fraldas de xixi em uma sacolinha ao lado da máquina de lavar! Se for de cocô eu dou uma pré-lavada com sabão em pedra e deixo na beirada do tanque. Quando junta dez fraldas eu coloco na máquina e primeiro enxáguo sem sabão. Depois coloco um ciclo normal com sabão em pó. Programo para dois enxágues para ter certeza que saiu bem o sabão. Como ainda estou usando as fraldas montadas eu coloco para secar na secadora. Sai do varal/secador direto para o bumbum!!! Sem passar!
Dicas: 1- Se for acumular um número maior de fraldas é melhor colocá-las em um balde com água por causa do cheiro, mas aí tem que ser um balde para as fraldas de xixi e outro para as de cocô!
2- Use o sabão que usa nas roupas do bebê. Se for de côco use o líquido. Mesmo o sabão em pó use um que já usa para as roupas dele!
3- É bom enxaguar as fraldas antes de por sabão. Eu acho que gasta menos água enxaguar na máquina do que uma a uma na torneira!
4- Não precisa passar! Quanto mais o tecido das fraldas é passado, menos ele absorve o xixi! Então não precisa passar. Se foi bem lavado não tem bactérias nocivas que podem fazer mal para o bebê!!!!!
5- Também não é necessário ferver as fraldas!!!! O que você costuma fazer quando vaza uma fralda de xixi ou cocô na roupinha? Só lava, não é mesmo? Então é isso que vocÊ deve fazer com as fraldas! Só lavar!!!!
Espero que tenham gostado! E se estiverem em dúvida, façam o teste! Compre uma só e veja o que acha! O bumbum do bebê agradece!!!!



Editado: Joci! Que bom saber que você tem acompanhado os blogs! Sobre esse tipo de dobra para meninos que vem atrás da caixa, é uma dobra muito ruim! Eu até ja tentei, mas fica muito estranho hehehe!!! Gostei da dica do vinagre na água! Eu tinha me esquecido disso!
Então aqui vai a dica do vinagre: quem for deixar as fraldas de molho em um balde, colocar um pouco de vinagre branco para evitar proliferar bactérias e ficar com aquele cheiro ruim... Caso não coloque o vinagre, é bom mexer a água de vez enquando para não ficar com aquele cheiro de água podre (eca!!!). E outra dica legal que a Joci deu é de colocar vinagre no último enxágue das fraldas para ficarem macia e tirar a acidez que por ventura tenha sobrado! Essa eu gostei mesmo e vou fazer!!!

sábado, 11 de abril de 2009

O parto e as desculpas esfarrapadas!!!

Quando estava grávida do meu segundo filho eu ouvi todas as desculpas esfarrapadas para que eu não pudesse ter um parto normal. E o pior fo que ouvi todas elas da minha ginecologista, que era uma pessoa que eu confiava muito. Naquela época (2002/2003) eu tinha pouco acesso à internet. Mas sempre que podia eu procurava por informações e em uma dessas procuradas eu achei o site Amigas do Parto. Encontrei muita coisa boa nesse site, mas minha luta foi perdida contra os argumentos da médica (eu estava de 40 semanas): bebê alto e por isso tinha chance de haver prolapso de cordão (quando o cordão sai antes da cabeça do bebê), eu não tinha dilatação nenhuma ainda, meu trabalho de parto e expulsão não pudiam ultrapassar 8 horas no total devido à cesárea anterior etc etc etc.......
Algumas mulheres ouvem todo tipo de absurdo do médico e de parentes e amigos que ficam na dúvida se é verdade ou não. Segue aqui um texto escrito pela Ana Cris e publicado no site Parto do Princípio. Aqui o link do texto.

Mitos e Fatos

São poucos os fatos da vida envoltos em tanto mistério, medos e tabus quanto o parto. Talvez nem o sexo tenha sido tão mistificado, alguém aqui já ouviu falar de quem tenha medo de morrer de sexo? Ou de ter falta de líquido, cordão enrolado, bacia estreita para o sexo?

Quem já esteve grávida fartou-se de ouvir de amigos, parentes, conhecidos e até de desconhecidos sobre os grandes perigos do parto. Todo mundo tem uma história trágica a contar. São tantas histórias dramáticas que não consigo entender como é que as nossas cidades não estão povoadas de pessoas lesadas, paralisadas, ressecadas e enroladas em cordões assassinos! Sem contar nas mulheres alargadas e com incontinência urinária no último grau.

Qual é a grávida que não foi parada pela manicure, pela cobradora do ônibus, pela cunhada da prima da vizinha para ouvir uma história tenebrosa sobre o bebê que bebeu água do parto, que chorou na barriga, que fez cocô no líquido amniótico, que secou de tanto que passou da hora, que tinha 30 voltas de cordão no pescoço, que teve um parto seco, que teve um fórceps tão forte que lhe afundou o crânio de lado a lado?

Se você está grávida e se a sua barriga já aparece, certamente você já ouviu uma história dessas e não gostou nada dos pulos que seu coração deu. Pensando em ajudar as mulheres que se encontram nessa situação, aqui vão algumas dicas para ajudar a desmistificar os "grandes perigos" que as cercam quanto mais o parto se aproxima.

MITO: Falta de Dilatação
EXPLICAÇÃO: Muitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação.
FATOS: Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas.

MITO: Bacia Estreita
EXPLICAÇÃO: Uma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebê
FATOS: Existem situações não muito comuns em que um bebê é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe. Não mais que 5% dos partos estariam sujeitos a essa condição. Além disso, tecnicamente é impossível saber se o bebê não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebê não se encaixar.

MITO: Parto Seco
EXPLICAÇÃO:Um parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso.
FATOS: A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebê faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido continua se acumulando no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.

MITO: Parto Demorado
EXPLICAÇÃO: Um bebê estaria correndo riscos porque o parto foi/está sendo demorado.
FATOS: Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebê estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde. O que dá à equipe as pistas sobre o bebê são os batimentos cardíacos. Enquanto eles estiverem num padrão tranquilizador, então o parto está no tempo certo para aquela mulher.

MITO: Bebê passou da hora
EXPLICAÇÃO: O bebê teria como uma "data de validade" após a qual ele ficaria doente
FATOS: Os bebês costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem estar fetal, não há motivos para preocupação. O importante é o bom pré-natal. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma ótima alternativa.

MITO: Cordão Enrolado
EXPLICAÇÃO: A explicação é de que o bebê iria se enforcar no cordão umbilical
FATOS: O cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que dá a ele a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigênio vem para o bebê através do cordão direto para a corrente sanguínea. Assim, o bebê não pode sufocar.

MITO: Não entrou/não teve trabalho de parto
EXPLICAÇÃO:A idéia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha que a impede de entrar em trabalho de parto
FATOS: A verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a operarem antes disso.

MITO: Não tem dilatação no final da gravidez
EXPLICAÇÃO: A explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez.
FATOS: Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contrações fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.

MITO: Placenta envelhecida
EXPLICAÇÃO: A placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebê
FATOS: O exame de ultra-som não consegue avaliar exatamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebê, por exemplo. A maioria das mulheres têm um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.

Curiosamente, a amamentação também tem uma maravilhosa lista de mitos e lendas, sempre no sentido de diminuir a confiança da mãe em sua capacidade. Se você conhece algum mito interessante do parto ou da amamentação que queira nos contar, nós poderemos incluir neste quadro! Aproveite agora para cuidar de você e do seu bebê. Não deixe que os pessimistas de plantão estraguem esse maravilhoso momento da vida de vocês.

Ana Cristina Duarte
Doula, Educadora Perinatal, Graduada em Obstetrícia pela USP Leste
Mãe de Júlia (Cesárea Desnecessária) e Henrique (Parto Normal Hospitalar)