quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Para a lata de leite amarela


Leite materno

Hoje li uma coisa que deveria ser proibido de publicar! Uma carta para uma lata de leite em pó! E nessa carta a pessoa ainda dizia que a lata deveria estar triste, pois foi obrigada a usar uma tarja alertando sobre o seu uso em bebês! Então resolvi eu mesma escrever uma carta para essa latinha amarela de leite!

Cara latinha de leite amarela!

Sei que não sou muito íntima sua e que faz muitos anos que não nos vemos, mas fiquei sabendo de uma carta que você recebeu e achei que seria bom te escrever também! Sabe Latinha, sei que ao contrário do que diz na outra carta que recebeu, sei que você ficou muito feliz quando colocaram aquele selo com os dizeres: "O ministério da saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.*". Sei que você ficou feliz, pois deve ser muito frustrante ver mamães colocarem seu conteúdo em uma mamadeira e dar para um bebezinho tão pequeno, sendo que você não foi feita para ele, não é? Deve te alegrar mesmo uma criança que chega correndo e suada depois de uma tarde brincando, senta à mesa, pega uma colher e faz um gostoso leite, não é? Mas um bebê tão pequeno, e você sabe que não pode sustentar esse pequeno serzinho! Como você mesma deve saber, 200ml do seu leite contém*:
Calorias: 130kcal
Carboidratos: 9,9g
Proteínas: 6,8g
Gordura total: 7,1g
Gordura saturada: 4,6g
Cálcio: 263mg
Ferro: 3,4mg
Sódio: 92mg
Potácio: 316mg
Vitamina A: 187 ug RE
Vitamina D: 1,9 ug
Vitamina C: 13mg
E seu leite não é aquele leite fresquinho que sai da vaca, não! Ele foi modificado e na sua linda roupa amarela vem escrito: "ingredientes: Leite integral, vitaminas (C, A e D) e pirofosfato férrico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.*" Você foi feita com leite de vaca integral, mas tiveram que colocar mais vitaminas em você, afinal todas as vitaminas que o leite fresquinho de vaca tem foram perdidas em todos os processos pelo qual você passou!
Mas você sabe que o leite de vaca fresquinho é muito bom para o bezerrinho, não é mesmo! Resolvi até te mandar um texto falando sobre isso:
"O leite de vaca, também contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a própria espécie, ou seja, não vale de um animal para outro de espécie diferente. Contudo, alguns desses fatores até poderiam funcionar, mas eles são destruídos pela armazenagem e pela fervura do leite.**"
Viu como você também foi feito sob medida para alguém? Eu também achei alguns componentes que você tem mas que não estão escritos no seu rótulo. Vou escrevê-los aqui para você, mas acho que você já sabe!
Informação nutricional do leite em pó integral*** (fiz as contas para você e essas informações são referentes a 26g de pó, que dá para preparar 200ml de leite):
Calorias: 129,22 kcal
Proteínas: 6,6 g
Carboidratos: 10,19 g
Lipídios: 6,99 g
Cálcio: 231,4 mg
Fósforo: 322,92 mg
Ferro: 0,13 mg
Potássio: 294,32 mg
Sódio: 83,98 mg
Vitamina B1: 0,06mg
Vitamina B2: 0,06 mg
Vitamina B6: traços
Pois é, minha querida latinha de leite! Se a sua fábrica mãe não acrescentasse vitaminas no seu pozinho, elas quase não estariam presentes na mamadeira do bebezinho! Mas saiba não fique triste achando que todos os bebes tomam seu leite! Muitas mamães também amamentam seus bebês! Eu amamento meu bebê de 7 meses e meu bebezão de 2 anos e 11 meses! Mas meu bebezãoexperimentou do seu leite e gostou muito, viu! E ele já é grande, não é mesmo. Ele tomar seu leite não te deve causar infelicidade, afinal já joga bola rsrsrs
Mas seria tão bom se todas as mães do mundo soubesses tudo o que tem no seu precioso leite do peito****!
QUANTIDADE EQUIVALENTE A 200ML DE LEITE MATERNO:
Calorias: 140 kcal - opa! Mais do que o leite em pó!
Proteínas: 2,2g - "Quanto mais proteínas ingerirmos mais gordura são queimadas, a proteína é que ajuda na formação dos tecidos e inclusive os músculos."#
Carboidratos: 14g
Lipídios: 8,4 g - mais que o leite em pó!
Cálcio: 68mg - é, o leite em pó tem mais, mas afinal é para os ossos de um bezerro!!!
Fósforo: 28 mg
Ferro: 0,1 mg de ferro que é totalmente absorvido pelo organismo humano, afinal foi feito para ele!
Potássio: 2,6 mEq (101,4 mg)
Sódio: 1,4 mEq
Caseina:albumina : 40:60
Vitamina A: 380 mcg
Vitamina D: 4,4mcg
Vitamina E: 0,18 mg
Vitamina K: 3 mcg
Vitamina C: 8,6 mg
Tiamina (B1): 32 mcg
Riboflavina (B2): 72 mcg
Niacina (B3): 294 mcg
Piridoxina (B6): 20 mcg
Folato (Ácido fólico, B9): 10,4 mcg
Vitamina B12: 0,06 mcg
Zinco: 0,6 mg
Cloro: 2,2 mEq
Água: 174,2 ml

Olha só quanta coisa boa tem no leite materno e você sabe disso, não é latinha amarela? Você definitivamente não foi feita para menores de 2 anos! Até mesmo no seu rótulo os valores de ingestão diários são para uma criança de 7 a 10 anos. E o leite materno ainda contém ômega 3 que ajuda o bebê a ficar mais inteligente!
Ainda tem os tais eletrólitos que o leite de vaca tem 3 a 4 vezes mais do que no leite materno e isso pode causar sobrecarga renal que leva a retenção de sódio e o aumento da sede. Por isso bebês que tomam seu leite precisam tomar água também e bebês que mamam no peito não precisam!
Fora a proteção contra dienças que está presente em forma de lactoferrina e imunoglobulinas que estão presentes no soro do leite. No leite de vaca também tem imunoglobulinas, mas que só servem para o bezerro...

Pois é latinha de leite amarela! Sei que agora você deve estar mais feliz, pois depois da carta que recebeu dizendo que as mamãe devem parar de amamentar seus bebês, ainda mais os maiorzinhos deve ter te deixado muito chateada, pois uma senhora lata de leite conhece muito bem suas propriedades!
As senhoras mamães também deveriam conhecer a potência do seu leite, pois só assim parariam de achar que seu leite é fraco e que não sustentam o bebê! Toda mãe deveria vir com um selo com os valores nutricionais do seu leite e outro de advertência: "Atenção: este leite é recomendável para bebês e crianças e nunca deve ser substituído por qualquer outro antes dos dois anos de idade ou mais."

Um abraço, querida latinha!

Fontes:
* http://www.nestle.com.br/site/marcas/ninho/leites_em_po/ninho_integral.aspx
**http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/5705
***http://www.informacaonutricional.net/nutricao/leite-em-po-integral/
****http://pt.wikipedia.org/wiki/Leite_materno
#http://pcsaudavel.com/saude/2008/10/17/o-que-sao-proteinas-e-para-que-servem/

O texto que me refiro no inicio da postagem foi escrito pela Fernanda Young e se chama Cara Lata de Leite. Não consegui nenhum link que abra direito, mas no google está lá!

Todas as informações técnicas eu tirei das fontes aí de cima!
Fernanda Young que me perdoe, mas a única coisa que se salvou do seu texto foi " muito mais importante (...) ter uma mãe segura e feliz do que qualquer benefício que o aleitamento pudesse trazer". Sim, isso é muito mais importante. Principalmente para as mães que desejaram amamentar, procuraram ajuda, foram aos bancos de leite, foram em especialistas e não conseguiram mesmo. enfim é isso!

Foto: mamamiaamamentar.wordpress.com

7 comentários:

Karine Helmer disse...

Oi Larissa
Também fiquei atônita com a carta da Fernanda Youg.
Adorei o seu texto. Será que eu poderia copiar para o meu blog? Claro que com todas as referencias

Karine

DaniSapoo disse...

Lari...
Logico que pode linkar! Quero ver se consigo linkar o texto original pro pessoal basear.
Beijao...

Unknown disse...

Larissa,
Acompanho e leio todos os assuntos da lista e aprendo muito com todas vocês! Para mim que foi um exercício de extremo persistência e amor amamentar minha Manuela até hoje (1 ano e 8 meses) fiquei indignada e ofendida com o texto da Fernanda. Mas lendo o que você escreveu, sinto que tudo valeu e vale muito a pena. Você conseguiu externar tudo o que sentimos. Lindo texto!!! Parabéns. Rê da Manu

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

Eu realmente não vejo muito rico, mas são essas coisas como muitas pessoas, eu espero que em algum momento eu vou ter a oportunidade de experimentar coisas tão rico

Sara disse...

Eu acho que eu, em algum momento tentar fazer isso, espero que tenham a oportunidade de fazer a mesma coisa na minha casa, eu também gostaria de também ter a oportunidade de comer em kosushi