sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como carregar?


Eu ainda tinha o Henrique com um pouco mais de um ano quando em uma comunidade do orkut li uma mãe falando sobre sling! Que palavra estranha!!! O que seria isso? Segui um link dado por ela e fiquei encantada! Que coisa maravilhosa! Carregar bebês e crianças em um pano lindo e charmoso! E parecia tão confortável! Desejei muito um sling, mas como estávamos vendendo o almoço para comprar a janta, gastar dinheiro com um carregador de bebês era impensável! Alguns anos depois eu estava grávida e a única coisa que eu tinha certeza que compraria era um sling! Tá bom que fui comprá-lo só no finalzinho da gestação, mas eu não iria usá-lo antes mesmo!!!! Meu sling é meu terceiro, quarto, quinto braço! Andei de ônibus em São Paulo em horário de pico, com o Pietro com 1 mês dentro do sling!!! Adorava os olhares espantados!!!! Imagina que eu podia usar minhas duas mãos para me segurar dentro do ônibus e meu filho estaria mais confortável do que nunca!!!! Isso era fantástico!

O Pietro foi crescendo e continuava dentro do sling! Ele tem um carrinho e sempre saio com o carrinho, mas o sling vai na cestinha! Cansou do carrinho, quer mamar ou simplesmente ver o mundo de outro ângulo? Sling já!!! Passeios rápidos até a rua ou um dia frio de bater o queixo... sling! Um dia o Pietro ficou doente! Chorava sem parar u chorinho estranho, meio que pedindo ajuda! Fui até o hospital e ele estava no sling, todo ajeitadinho, dormindo e gemendo! Ficamos por lá, ele foi internado! Mas não saiu do sling! Aliás, até mesmo a cama compartilhada continuou no hospital!!!! Imagina se eu iria deixar meu bebê dormir sozinho doente! O berço ficava vazio e ele dormia na cama do acompanhante comigo!!!! E durante o dia: sling! Ele era o bebê mais feliz de lá! Nós ficávamos passeando no corredor e todo mundo olhando... Ajudou muito o sling naqueles dias!!!

Hoje ele está com 1 ano e 1 mês. Pesa 9,200 kg e tem 75 cm (miudinho). Ainda andamos por aí slingados! Ele mama, dorme, acorda, tudo no sling!!! E eu tenho ficado muito feliz em encontrar mais pessoas com slings por aí! Antes me falavam que era judiação, agora que passou na Ana Maria Braga as pessoas sempre me falam "eu vi na TV, é bom mesmo?". Sling é o máximo!!!!!


Segue um texto que tem no site Babyslings:


"O quê é "slingar" um bebê?

Em simples palavras, "slingar" um bebê é transportá-lo junto ao corpo, sustentado através de uma faixa. Em diversas culturas (indígenas, africanas, asiáticas), o transporte de bebês e mesmo crianças novinhas através de “tipóias” é um hábito, algo amplamente praticado. Isso por quê a tipóia atua como uma “barriga de transição” (traduzindo bem ao pé da letra), permitindo a continuação da conexão mamãe-bebê, o que é muito favorável ao desenvolvimento emocional desse bebê, além de facilitar a vida da mãe em suas tarefas diárias. Essa linha de pensamento você encontra no site: http://www.nineinnineout.org/

O “carregar o bebê” tem uma relação próxima ao que é chamado nos EUA de “attachment parenting” (amamentação prolongada, o ser receptivo às necessidades do bebê, o dormir junto, mantendo o contato durante a noite, etc.). Esse meio de carregar / transportar seu bebê estabelece uma excelente comunicação com a criança desde o início da vida, mostrando ser este um meio mais relaxado e de maior conteúdo para vivenciar a relação pai/mãe/bebê. Mãe/pai calmo é bebê calmo também. É um bebê menos incomodado, que chora menos, que tem menos cólica, que dorme melhor à noite, que mama durante períodos maiores de tempo e mantém um período maior entre as mamadas.... Mãe/pai calmo é uma pessoa mais feliz, que pode sair, dar uma volta, que pode realizar suas tarefas diárias com maior concentração. Quem já teve um bebê 24 horas online consigo, sabe a importância de ter um bebê mais tranquilo.

O carregar a criança tem um sentido também de cuidar: ao invés de depositar nossos bebês em "recipientes" diferentes (carrinho, cadeirinha do carro, chiqueirinho etc.), ao “vestir” sua criança você estará compartilhando seu calor, o rítmo de sua respiração, o som de sua voz, o cheiro. Sim, somos mamíferos.... Isso significa que você estará mais receptiva às necessidades dessa criança, estabelecendo uma melhor comunicação com ela. De uma maneira breve, “vestir” sua criança é uma maneira de mostrar que você está sempre disponível para ela e que a conexão que vocês formaram durante 9 meses de gestação não terminou no nascimento. "


Esse texto continua aqui.


Carrege seu bebê!!!!!

Nenhum comentário: