domingo, 1 de março de 2009

Desmame noturno

E então chega um dia, ou melhor, uma noite que acordar de noite para dar o peito fica chato, cansativo, estressante... Chegou a hora de desmamar durante a noite?
Eu estava cansanda. Nesse fim/começo de ano o Pietro voltou a mamar como se fosse RN. Mamava o tempo todo de dia e de noite! Como o Pietro dorme comigo eu não olho a hora que ele pede para mamar de noite, nem quando para de mamar. Muitas vezes nem sei quantas vezes mamou durante a madrugada. Mas comecei a ficar incomodada quando percebi uma noite em que ele passou a noite toda no peito! Sim, toda! Se o peito saisse da boca ele chorava! Pensei em chupeta, gelol, berço, mamadeira e por vezes em uma ilha deserta! Minhas costas doiam, e eu já não encontrava mais posição para ele mamar e eu conseguir dormir ao mesmo tempo! Comecei a pensar em desmame noturno.
Cheguei a acompanhar em uma lista de discussão sobre filhos a história de algumas mães que tiveram sucesso no desmame noturno de seus bebês. Esse link foi indicado por uma mãe. Adorei a forma com que ele propõe o desmame. Mas fiquei adiando por uma ou outra razão inventada mais pelo coração do que pela cabeça! Até que lendo com mais calma percebi esses dizeres escritos em vermelho:
"Se, em qualquer ponto esse plano parece “errado” para você, pare, espere alguns meses e comece de novo mais tarde. Não vá contra seus instintos que estão te dizendo que isso não é a coisa certa a se fazer para ajudar seu bebê a dormir. Seus instintos são melhores que qualquer programa de modificação de sono jamais escrito no mundo. "
Eu não havia nem começado, mas o Pietro me parecia muito bebê ainda! Ele não andava e não falava ainda e ele é tão miudinho... Resolvi adiar para quando ele começasse a andar.
Aconteceu que de sexta para sábado eu tive que passar a noite fora. Dezenas de recomendações dadas para o pai. Imaginei o Pietro chorando aos berros! Imaginei aquele chorinho de desespero dele! Meu coração se partiu em 1000 pedaços enquanto meus peitos se encheram de leite durante a noite!
Quando cheguei em casa, a noticia de que ele havia ido dormir as 23 horas no colo do pai e sem chorar, de que ele havia acordado 4:30 e foi ninado no colo por menos de cinco minutos e voltou a dormir e depois acordou somente as 7:15, voltando a dormir em seguida e acordado definitivamente as 8:45 me fez voltar a pensar em desmame noturno!!! Meu filho não precisava mais mamar durante a noite! Ele podia dormir a noite toda e se acordasse poderia ser ninado por pouco tempo até voltar a dormir!
Colocado isso na cabeça, na noite seguite ele dormiu as 22 horas no carro e foi levado para a cama sem acordar! Quando fui deitar o esquema todo estava montado: caso ele acordasse o pai iria niná-lo como na noite anterior. Assim que deitei pareceu que ele sentiu meu cheiro e logo se virou para perto de mim. Em menos de uma hora ele pediu para mamar. O pai ouviu e veio pegá-lo. O Pietro chorou tão desesperado olhando para mim que tudo o que senti naquela noite longe dele veio à tona! Eu estava lhe negando uma coisa que eu tinha ali na frente dele, disponível, sobrando e que era dele!!! Doeu! E eu desisti de tudo...
Ele mamou 4 vezes até a hora que acordou, 10 horas da manhã! E eu não liguei nem um pouquinho!!!
Desmame noturno? Eu ainda não estou preparada para o meu desmame! Eu ainda preciso do meu filho mamando!!!
E você?

18 comentários:

Márcia disse...

Cinco meses ja se passaram... Vc desmamou? Com que idade? Como foi?

Unknown disse...

Olá.
Meu nome é Janete, e tenho uma filha de 2 anos e dois meses, estou muito cansada mas não consigo desmamar minha filha, ela mama o dia inteiro e á noite tambem, não sei mais o que fazer.
Se puder me ajude.
abraço.

Aline disse...

Chorei ao ler o seu depoimento... estou passando pelo mesmo sofrimento, durmo mal faz tempo mas ainda não tenho coragem e nem coração para desmamar meu filho!

mauro disse...

meu bebe tem 1ano e6 meses trocou com meu marido de lugar ele dorme comigo e meu marido na cama dele imagine como que é oque que eu faço
e

Juliana Fortes disse...

Estou na mesma função... queria muito tirar o peito do Pietro, mas... meu coração doe cada vez que ele chora... queria fazer algo tranquilo, que não o traumatizasse. Queria tirar aos poucos.... andei lendo em alguns blogs que temos que começar pela parte mais fácil, que as horas em que o bebe sentira menos falta e tbm temos que dar sinais que está na hora de largar o peito. Mas falar é fácil né meninas.... mas vamos a luta.... a gente vai conseguir. Bjus

Márcia disse...

Desmamei meu filho com 1 1/2 ano. Foi tranquilo, graças a Deus. Eu apenas fiz o desmame noturno. Ele já nao acordava a noite para mamar, apenas mamava para dormir. A ajuda do meu marido foi essencial. Ele passou a colocar o Gabriel para dormir. Comigo ele queria o peito, com o pai nem ligava. E assim, sem dor, nem traumas, ele desmamou. Durante o dia parei de oferecer o peito, mas dava mamar sempre que ele pedia. Um dia ele parou de pedir... Qdo percebi, fui eu quem sentiu falta.

Unknown disse...

Oi!!!!entao eu essa noite comecei a Tierra minha filho da mamada noturna .ela esta com 9 messes ja tired as mamadas de dia dela aos pouco... Ela essa noite custom durmir por falta do peito ...mas o sono foi major e ela durmir sem o peep to dela.....mas acordou procurando..ai eu levantei com ela brincando...e dei mamadeira pra ela...coisa q ela nem pegava.....vamps ver essa noite...Bjokas. Meninas!!!!

Gy disse...

Olá, o meu Guilherme tem 1 ano e 2 meses e já tentei o desmame e não tive sucesso. Ele chorava muito,por três horas tentei fazer ele dormir sem o peito e como não suportei ver o meu filho chorando por falta do peito desesti do desmame neste momento.Espero um dia conseguir sem maoires traumas. Bjinhos

Juliana Loureiro dos Santos (online) disse...

Olá! Tudo bem? Vc descrev um link sobre desmame, mas eu clico e abre num site de venda de livros. Vc tem a matéria para me passar? Meu email é julianaloureiros@gmail.com.
Muito Obrigada!
Abç,
Juliana.

Gabriela Hessel disse...

Chorei aqui lendo seu post.
Eu estou sendo pressionada de todos os lados para tirar minha filha de 1 ano e 4 meses do peito (tanto de dia quanto de noite). Eu me sinto culpada e triste toda vez que tento - sem sucesso - tirá-la das mamadas. Minha filha parece precisar muito de mim e dói ver seus olhinhos implorando pelo tête (como ela chama). Acabo cedendo, mas cheia de culpa!
Ler seu relato me encheu de coragem para esperar até que nós duas estejamos prontas para o desmame. Até lá, vou dar o que ela precisa para se sentir segura e feliz. Muito obrigada por compartilhar sua (incrível) experiência!

Irena G. da Silva Hachtenberg disse...

Olá, Boa noite!!

Minha filhota tem 7 meses, decidi fazer o desmame noturno quando ela iniciasse a alimentação com frutinhas 2x ao dia conforme a orientação da pediatra...Percebi que era a hora certa, quando observei que algumas noites ela dormia direto sem acordar na madrugada, aproveitei que dormiu alguns dias seguidos e entrei em ação, esperei a próxima vez que acordou na madruga peguei ela no colo, dei o biquinho e nanei...Pronto, dormiu!! Confesso que fiquei receiosa, como medo dela "brigar" e não querer o bico e querer mamá...Mas deu tudo certo!! Agora, já faz um mês e alguns dias que não mãma na madrugada!

monikdejah disse...

adorei o seu post me deu mais força, o meu daniel sempre durmiu a noite toda desde q nasceu um bb super tranquilo,de dia era só 20 minutos,mas tudo mudou a partir dos 10 meses ele ta durmindo mais de dia e acordava toda hora a noite mas era mais sentindo falta da mamae do que do peito,agora fico ninando ele e ele dorme a noite toda novamente fico passeando com ele no condominio q moramos e aos quase 11 meses estamos tranquilos e calmos para o desmame noturno e durante o dia ainda tem peitinho mas vamos por partes

Michele Meirelles disse...

oi meu nome é michele minha filha thauany ta com 2 anos e 8 meses ja passou da hora de desmamar mais não consigo.. trabalho desde os 4 meses dela fiquei de desmama la aos 6 meses por orientação do pediatra foi se adiando por que ela tem bronquite e que o ideal para imunidade dela seria a amamentação segundo o pediatra ate os 2 aninhos.. Acontece que agora ela ja esta com 2 anos e 8 meses e eu não consigo de maneira alguma desmama la ..Quando me nego a dar o peito ela chora muito e começa a sentir falta de ar e consequentemente a bronquite dela ataca.. Ela frequenta creche durante o dia e não sente falta de mamar durante o dia mais a noite é de lei ela dorme mamando e acorda mamando..! Alguém ai tem uma dica para me ajudar? -ah e ela dorme na mesma cama que eu..! por favor me ajudem

Unknown disse...

Doi muito mais preciso desmamar meu filho, ele mama a noite toda , n dormo direito amanheço com muita dor nas costa, e muito estresada, fico A noite toda numa pocisâo só, ele n larga dejeito nem hum, por favor oqe faço me ajude

Unknown disse...

Pq desmamar de dia aos 9 meses?

Unknown disse...

Aqui com 11 meses meus dois seios estão feridos pior do que quando ela era recém nascida... Quero tirar a mamada noturna pra machucar menos, mas ela chora tanto que acabo cedendo :(

Ana Luiza disse...

Olá todas. Tenho um bebê de 1 ano e 4 meses que mamava (até 3 dias atrás) para dormir e acordava pelo menos duas vezes a noite para ficar no peito. Não considerava mais uma mamada na madrugada, pois ele já é grande para mamar durante 5 minutos... A quantidade não enche a barriguinha dele, então já havia deixado de ser uma necessidade para ser dengo.
Adoro esse denguinho, mas as madrugadas mal dormidas estavam me prejudicando no trabalho, pois chego bem cansada, com sono, distraída...
Há 03 dias resolvi, junto com meu marido iniciar o desmame, aproveitando o fato de que vou precisar passar 10 dias viajando à trabalho. Conversei com a psicóloga da creche e ela orientou ir tirando aos poucos, uma mamada de cada vez. Acontece que eu fui fazer a experiência de coloca-lo para dormir deitadinho na cama e foi super tranquilo. Acho que doeu muito mais em mim!
Maaaasss... As madrugadas partem meu coração. Apesar de chorar por no máximo 5 minutos, ele chama muito por mamãe! Mas preciso muito que ele fique bem antes que eu viaje. Não quero de jeito nenhum viajar com ele ainda mamando. Nunca passei um dia sequer longe dele, e viajar e romper o vinculo do aleitamento tudo de uma só vez não vai ser bom pra ele.
O que piora a minha situação é que ele tem APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca) e o leite que ele toma tem o gosto muito ruim... Então ele rejeita.

Bem... Confesso que não está sendo fácil, mas é extremamente necessário. Se não fosse a viagem, tiraria apenas a mamada da madrugada, porque adoro o momento da amamentação.

Verdade disse...

Boa noite Ana Luiza, você já experimentou dar Park de soja, amendoim, linhaça, arroz e amêndoas? São deliciosos e muito nutritivos.