sábado, 18 de abril de 2009

Fraldas de pano. Ainda se usa?

SIM!!!!!! Eu uso fraldas de pano no Pietro e poso garantir que não dá trabalho, é econômico, ecológico e muito confortável para o bebê!
Comecei a usar fraldas de pano com o Henrique. Ele nasceu no interior de Goiás e lá as fraldas descartáveis eram muito carar e por isso era um luxo. Todo usavam fraldas de pano lá! No começo eu comprava as fraldas do Henrique pela internet, mas quando ele fez 3 meses eu comprei um kiti fralda de pano: 25 fraldas de pano, 5 calças plásticas e três alfinetes! Apaixonei pela idéia!
Ainda grávida do Pietro eu conheci as fraldas já montadas vendidas no site da Babyslings São fraldas lindas e cada dia que passa tem estampas mais fofas! Claro que eu quis comprar dessas também! Comprei 15 fraldas do tamanho M e depois mais 15 do tamanho G. Essas últimas eu comprei já usadas. Elas duram muito bem e dá para passar de um filho para outro numa boa!
Vantagens da fralda montada: são lindas e no calor é só colocar uma camiseta e deixar com a fralda a mostra! Não dá trabalho para dobrar, é só pegar e colocar.
Desvantagens: demora para secar. É muito bom quem tem um lugar ao sol para secar, pois pelo fato de elas serem montadas, são grossas e demoram mesmo para secar.
Como o inverno está chegando eu comprei fraldas novas para o Pietro. Daquelas brancas, quadradas. Comprei 15, pois ainda uso as 15 montadas que tenho! Comprei 6 calças plásticas também. Aí pensei em postar um tópico aqui falando sobre o uso de fraldas de pano e procurei na net algum lugar que ensinasse a dobrar fraldas e não achei! Então fiz algumas fotos e aqui estão!

COMO DOBRAR FRALDAS DE PANO

Primeiro dobre em quatro como mostra na foto!

Depois pegue a ponta de cima e vá puxando para o lado para formar um triângulo.

Fica assim!


Depois, com muito cuidado (logo você fica craque!) vire toda a fralda deixando aquele triângulo do outro lado. E por cima vai ficar uma parte do triângulo e um quadrado igual na foto aí em cima.


Pegue o lado do quadrado e dobre um terço.


Depois dobre mais uma vez e PRONTO!!! No meio você terá uma faixa mais grossa que é onde vai ficar acumulado mais xixi!


Caso você queira mais absorção você pode colocar uma faixa absorvente ou uma fralda dobrada dentro da dobra do meio. Na foto tem uma faixa absorvente que vem com as fraldas Babyslings, mas pode ser só uma fralda dobrada.


Aí fica assim. Mais grosso dentro da fralda.


Aqui é como fica a fralda fechada (sem a faixa extra dentro)! Eu prefiro fechar com alfinete de segurança, mas pode colocar fita crepe. Existem umas garrinahs também, mas nunca usei e por tanto não sei dizer se são boas! Depois de fechar é só vestir a calça plástica por cima e não deixar nem um pouquinho de pano da fralda para fora, se não vaza mesmo!!!!

Outra opção é colocar só uma fralda dobrada dentro da calça plásticaigual na foto aí de cima! Ou pode também usar a fralda dobrada e também uma dentro da calça plástica!

Legal! Você usou a fralda e aí o bebê sujou! O que fazer? Ferver? Esfregar na mão? Passar a ferro?



COMO LAVAR FRALDAS DE PANO
É muito simples! Até demais! Não tem segredo! Como você lava a sua roupa? Como você lava a roupa do seu bebê? Você vai lavar as fraldas do mesmo jeito! Se você lava as suas roupas na máquina de lavar, então você vai ter menos trabalho! As fraldas são resistentes e podem ser lavadas à máquina sempre! Tanto as fraldas montadas quando as quadradas! Mas se você usa tanquinho elétrico também pode colocá-las no tanquinho e torcer na mão ou na centrífuga! E se você lava na mão, também pode lavar as fraldas assim!
Vou contar aqui como eu faço, mas cada um pode lavar do jeito que preferir!!!
Eu junto as fraldas de xixi em uma sacolinha ao lado da máquina de lavar! Se for de cocô eu dou uma pré-lavada com sabão em pedra e deixo na beirada do tanque. Quando junta dez fraldas eu coloco na máquina e primeiro enxáguo sem sabão. Depois coloco um ciclo normal com sabão em pó. Programo para dois enxágues para ter certeza que saiu bem o sabão. Como ainda estou usando as fraldas montadas eu coloco para secar na secadora. Sai do varal/secador direto para o bumbum!!! Sem passar!
Dicas: 1- Se for acumular um número maior de fraldas é melhor colocá-las em um balde com água por causa do cheiro, mas aí tem que ser um balde para as fraldas de xixi e outro para as de cocô!
2- Use o sabão que usa nas roupas do bebê. Se for de côco use o líquido. Mesmo o sabão em pó use um que já usa para as roupas dele!
3- É bom enxaguar as fraldas antes de por sabão. Eu acho que gasta menos água enxaguar na máquina do que uma a uma na torneira!
4- Não precisa passar! Quanto mais o tecido das fraldas é passado, menos ele absorve o xixi! Então não precisa passar. Se foi bem lavado não tem bactérias nocivas que podem fazer mal para o bebê!!!!!
5- Também não é necessário ferver as fraldas!!!! O que você costuma fazer quando vaza uma fralda de xixi ou cocô na roupinha? Só lava, não é mesmo? Então é isso que vocÊ deve fazer com as fraldas! Só lavar!!!!
Espero que tenham gostado! E se estiverem em dúvida, façam o teste! Compre uma só e veja o que acha! O bumbum do bebê agradece!!!!



Editado: Joci! Que bom saber que você tem acompanhado os blogs! Sobre esse tipo de dobra para meninos que vem atrás da caixa, é uma dobra muito ruim! Eu até ja tentei, mas fica muito estranho hehehe!!! Gostei da dica do vinagre na água! Eu tinha me esquecido disso!
Então aqui vai a dica do vinagre: quem for deixar as fraldas de molho em um balde, colocar um pouco de vinagre branco para evitar proliferar bactérias e ficar com aquele cheiro ruim... Caso não coloque o vinagre, é bom mexer a água de vez enquando para não ficar com aquele cheiro de água podre (eca!!!). E outra dica legal que a Joci deu é de colocar vinagre no último enxágue das fraldas para ficarem macia e tirar a acidez que por ventura tenha sobrado! Essa eu gostei mesmo e vou fazer!!!

14 comentários:

Joci disse...

Oi Larissa!!!

Estou começando a acompanhar teus blogs desde que li no blog "vida verde de uma família colorida" sobre as fraldas que vc já usou... adorei e estou te acompanhando desde então!
Estou na 16ª semana de gestação de minha primeira filha, Elena, fiquei sabendo a 3 dias que é uma menina, heheh
Estou organizando o enxoval dela e estou comprando fraldas de pano para usar, nem comento muito isso com as pessoas pois todos dizem que eu vou acabar me redendendo as fraldas descartáveis e tal, que é bobagem minha,que sou maluca e coisas do tipo, mas estou certa que vou usá-las, pois quando minhas primas gêmeas nasceram, eu tinha 11 anos, ajudava a cuidar direto delas, trocava fraldas e lavava as fraldas de panoque elas usavam e já achava muito fácil na época, imagina agora que tenho quase 28 anos, deve ser mais fácil ainda né... são páticas tb, e ainda não polui muito o meio ambiente.
Eu sempre dobrava as fraldas de pano dessa mesma forma que você dobrou no post, mas descobri no verso da embalagem da fralda cremer que tem uma forma de dobrar específica para meninos, nem sabia disso... heheh se você quiser posso scanear e mandar para você olhar, de repente dá para postar no blog para outras mamães que forem ter meninos.

Beijos da futura mamãe feliz Joci

Joci disse...

Oi Larissa, eu de novo a Joci,

Lembrei agora que estava conversando com meus sogros sobre as fralas essas dias, e meu sogro que é pediatra, comentou que se a gente juntar as fraldas em um balde de água é bom por um pouquinho de vinagre branco junto, que elas não ficam cheirando, e depois no enxágue é legal colocar 1 colher de vinagre branco para mais ou menos 4 litros de água, que deixa as fraldas macias de forma que não precisam passar, matam os gremes de verdade e tira o rstinho de ácido do xixi que pode talvez ter icado na fralda. Meu sogro está super a favor de usar as fraldas de pano, mesmo sendo pediatra, que normalmente eles adoram as novidades não é... hehehh

Unknown disse...

Oi Larissa,

Adorei seus blogs!!!!!!!!

Obrigada por ter visitado o meu!
Sobre a touca de tricô que enrola na beirada, tento te passar a receita essa semana!

Beijinhos
Ana

Luíza Diener disse...

oi larissa! amei seu blog!
caí aqui de pára-quedas e estou curtindo.
simpatizei logo de cara com este post!

ainda não sou mãe, mas estou planejando engravidar daqui a alguns meses. já tinha (tenho) a ideia pronta de usar as fraldas de pano. isso ninguém tira da minha cabeça.
mas é sempre bom saber do depoimento de mamães que usam e curtem.

ganhou uma seguidora :D

beijos, luíza

Eloise disse...

Olá, estou grávida e estava procurando fotos de como dobrar as fraldas de pano, também vou comprar umas da baby slings, tomara q eu e meu bebê nos adaptemos!!
Bjus e obrigada pelas dicas!

Luíza Diener disse...

olha que engraçado: comprei umas fraldas de pano já montadas pro benjamin, mas quis ver como se dobra uma fralda de pano normal.
aí procurei no google e caí aonde? aqui!

aí fui ler meu comentário de quase 2 anos atrás, dizendo que planejava engravidar. adorei!

benjamin tá indo bem com as fraldas de pano, mas tá assando se não passar pomada.
aí eu quero colocar o paninho por cima pra ver se melhora. veremos

beijosss

Vanessa Stefaneli disse...

Olá, adorei as dicas ... só agora consegui encontrar as calças plásticas e amanhã já vou começar a usá-las. Parabéns pela iniciativa e pelas dicas ... Bençãos pra família.

sheR disse...

Oi Larissa...
Encontrei seu blog por acaso no google, vc sabia que tem um outro tipo de dobra que é mais indicada para os meninos?
Essa aí dizem ser indicada para as meninas...
Que coisa neh? Ainda tem dobra certa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjO

M. disse...

A M E I o seu post. Meu baby tem 3 meses e desde a gravidez comprei varias fraldas montadas que vc mencionou, e quer saber? Esse jeito com calça plástica e fralda dobrada é muito mais facil pra mim. Até me arrependi de ter comprado tantas fraldas montadas, porque elas são caríssimas e ocupam muito espaço. Mas agora já foi! Graças ao seu post eu estou usando fp com calça plástica e me sentindo muito bem e orgulhosa da solução ecológica :D

O B R I G A D A !

Unknown disse...

Adorei as dicas!!!!Estou com 33 semanas de gravidez, já ganhei algumas fraldas montadas e comprei varias de algodão dessas tradicionais. Meu marido e outros pessoas dizem que não vou aguentar lavar as fraldas. É bom conhecer a experiência de outras mães.

tiquita bacana disse...

Tb caí aqui pelo Google. Estou grávida e vou usar fraldas de pano. Estou ouvindo comentários de todos dizendo que eu vou acabar me rendendo às descartáveis pq é muito difícil ficar lavando as de pano... É muito bom ver que é possível e prático! Obrigada pelo relato da sua experiência e por permitir comentários de outras mamães aqui!
Eu quero usar as dobradas como antigamente mesmo, pois tinha visto a dificuldade de secagem das modernas. Mas estou tendo muita dificuldade de achar para comprar. Só acho as da cremer. Ela é boa? Vcs conhecem alguma outra?
Obrigada!

Unknown disse...

Obrigada por mostrar como dobrar. Fiz muito pra minha prima a 24 anos atrás e agora com meu baby já não lembrava mais.

Unknown disse...

Adoreiii ... ate tirei as fotos dobrando fralda com intuito de ajudar as pessoas que nunva nem viram usar. Parabéns ...

Unknown disse...

fraldinhas de pano com calça enxuta em casa e otimooooo....eu uso na minha bebe..as de coco tira o ecesso e junta em um balde com as de xixi....final do dia lavo na maquina...