domingo, 17 de março de 2013
Fraldas de pano modernas 1
Eu já falei sobre fraldas de pano por aqui, mas nunca falei mais a fundo sobre as fraldas modernas. Resolvi então fazer uma série de postagens sobre as tais fraldas de pano moderna!
Vamos começar pelos tecidos e impermeáveis:
- Fleece: lembra do soft? Aquele tecido que parece um cobertor? Esse é o fleece ou tbm pode ser chamado soft aqui no Brasil. Esse tecido reveste a parte interna das maiorias das fraldas tipo pocket ou das capas nacionais. Ele dá a sensação de seco, pois impede que o xixi que está no recheio fique em contato com a pele do bb. Apesar de ser um tecido quente, o bumbum do bb não fica abafado! O soft tbm é encontrado na parte de fora das fraldas noturnas nacionais. Com o uso, o fleece fica cheio de bolinhas, mas não perde sua função.
- microsuedine: parecido com o fleece, mas a sensação de seco é maior. Ele é usado na parte interna das fraldas pocket. Não forma bolinhas, mas é mais fácil de dar alergias. Acredito que só é encontrado em fraldas importadas.
- plush, algodão (tricoline ou malha), tactel: estão na parte externa das fraldas nacionais.
- PUL: é um tecido laminado com um impermeável de poliuretano. Esse impermeável é laminado no tecido, que geralmente, é um tecido sintético. Dessa forma que ele é feito, o tecido + impermeável, continua respirável, mas não vaza! O PUL é encontrado nas fraldas e capas importadas. Aqui no Brasil algumas marcas importam o PUL e fabricam pockets e capas com ele.
´
- Nylon laminado: é um tipo de impermeável usado em algumas marcas nacionais. Ele vai entre o tecido externo e o interno. (parece tecido de guarda-chuva)
- Plástico: esse plástico é bem molinho. é o mesmo das calças plásticas. Vai entre o tecido interno e o tecido externo.
- tecido de carvão de bambu: é! Estranho, mas é isso! É um tecido parecido com o soft, mas é cinza escuro. Esse tecido é absorve bem rápido e não deixa a umidade voltar. A sensação se seco é bem maior. É usado na parte interna de fraldas pocket e revestindo absorventes de microfibra.
- Microfibra: igual à toalhas de limpeza. Absorve muitoooo. Cerca de 8 vezes mais do que o algodão. É usada em absorventes e não podem ir em contato com a pele.
- Hemp/canhamo: absorve muito. Geralmente usado em absorventes. Com o uso ele fica um pouco durinho, por isso é melhor usar dentro do bolso da fralda. Mas não tem problema se for em contato com a pele. Absorve muito bem, porém demora um pouco para secar.
- Bambu: usado em absorventes e na parte interna de algumas fraldas. Não dá a sensação de seco, mas é bem macio e fresquinho. Ideal para crianças com pele sensível. Como absorvente, absorve muito também.
*esses são os tecidos que lembrei agora! Deve ter mais, mas a memória não colabora!
Imagens tiradas da internet. A imagem do PUL foi tirada do blog Buguelessência (em uma postagem que tbm fala sobre os tecidos das fraldas!). as demais imagens foram retiradas de sites de lojas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi,faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica:
www.biolinum.com
Postar um comentário