domingo, 17 de março de 2013

Fraldas de pano modernas 1


Eu já falei sobre fraldas de pano por aqui, mas nunca falei mais a fundo sobre as fraldas modernas.  Resolvi então fazer uma série de postagens sobre as tais fraldas de pano moderna!
Vamos começar pelos tecidos e impermeáveis:

- Fleece: lembra do soft?  Aquele tecido que parece um cobertor?  Esse é o fleece ou tbm pode ser chamado soft aqui no Brasil.  Esse tecido reveste a parte interna das maiorias das fraldas tipo pocket ou das capas nacionais.  Ele dá a sensação de seco, pois impede que o xixi que está no recheio fique em contato com a pele do bb.  Apesar de ser um tecido quente, o bumbum do bb não fica abafado!  O soft tbm é encontrado na parte de fora das fraldas noturnas nacionais.  Com o uso, o fleece fica cheio de bolinhas, mas não perde sua função.

- microsuedine: parecido com o fleece, mas a sensação de seco é maior.  Ele é usado na parte interna das fraldas pocket. Não forma bolinhas, mas é mais fácil de dar alergias.  Acredito que só é encontrado em fraldas importadas.








- plush, algodão (tricoline ou malha), tactel: estão na parte externa das fraldas nacionais.

- PUL: é um tecido laminado com um impermeável de poliuretano.  Esse impermeável é laminado no tecido, que geralmente, é um tecido sintético.  Dessa forma que ele é feito, o tecido + impermeável, continua respirável, mas não vaza!  O PUL é encontrado nas fraldas e capas importadas.  Aqui no Brasil algumas marcas importam o PUL e fabricam pockets e capas com ele.
´



- Nylon laminado: é um tipo de impermeável usado em algumas marcas nacionais.  Ele vai entre o tecido externo e o interno.  (parece tecido de guarda-chuva)

- Plástico: esse plástico é bem molinho.  é o mesmo das calças plásticas.  Vai entre o tecido interno e o tecido externo.
- tecido de carvão de bambu: é!  Estranho, mas é isso!  É um tecido parecido com o soft, mas é cinza escuro.  Esse tecido é absorve bem rápido e não deixa a umidade voltar.  A sensação se seco é bem maior. É usado na parte interna de fraldas pocket e revestindo absorventes de microfibra.


- Microfibra: igual à toalhas de limpeza.  Absorve muitoooo.  Cerca de 8 vezes mais do que o algodão. É usada em absorventes e não podem ir em contato com a pele.






- Hemp/canhamo: absorve muito.  Geralmente usado em absorventes.  Com o uso ele fica um pouco durinho, por isso é melhor usar dentro do bolso da fralda.  Mas não tem problema se for em contato com a pele.  Absorve muito bem, porém demora um pouco para secar.







- Bambu: usado em absorventes e na parte interna de algumas fraldas.  Não dá a sensação de seco, mas é bem macio e fresquinho.  Ideal para crianças com pele sensível.  Como absorvente, absorve muito também.






*esses são os tecidos que lembrei agora!  Deve ter mais, mas a memória não colabora!


Imagens tiradas da internet.  A imagem do PUL foi tirada do blog Buguelessência (em uma postagem que tbm fala sobre os tecidos das fraldas!).  as demais imagens foram retiradas de sites de lojas.

Um comentário:

Unknown disse...


Oi,faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica:
www.biolinum.com