segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A cesárea e a vaca!

Eu lembro de uma propaganda que a criança falava que para tirar o leite da vaca a gente primeiro levanta a orelha dela, depois corta e vira para colocar no copo!
Como nascem os bebês? Primeiro o médico corta a barriga, depois tira o bebê e depois fecha tudo!
Quando era pequena gostava de perguntar para minha mãe o que era aquele corte enorme na barriga dela (cesárea alta). Eu sabia a resposta mas adorava ouvir minha mãe dizendo que era por onde eu tinha nascido. Ela me falava sobre o médico abrir, tirar o bebê e fechar! E que depois ela ficou ótima! Com o tempo a explicação foi ficando maior e fiquei sabendo sobre a falta de dilatação, 12 horas de soro, mecônio e cesárea! Ela sempre contou que voltou para casa e subiu 4 andares de escada! Sempre disse que a cesárea foi ótima! Eu era como a menina da propaganda do leite! Os bebês nascem pela barriga! É claro que eu sabia que existia parto normal, mas o normal para mim era cesárea! Meus primos mais novos nasceram de cesárea, então isso era melhor! Minha mãe até me aconselhava para fazer cesárea o dia que eu fosse ter filhos!
E esse dia chegou! Eu estava grávida e decidi: chamaria Luiza e seria cesária. Isso foi comunicado à médica na primeira consulta! Há 12 anos atrás não havia internet como se tem hoje! Eu não tinha nem computador! Mas sempre fui ávida por conhecimento e no dia que soube que estava grávida comprei na banca de jornais a revista Crescer e a Pais E Filhos! Sabia tudo sobre gravidez e filhos, mas sobre parto... Acho que durante os 8 meses que comprei a revista eu nunca li nada que falasse sobre os benefícios do parto normal! Chegavam ao cúmulo de publicarem reportagens que desceviam o que acontecria no dia do parto assim: primeiro a mãe chega no hospital, depois passa por uma raspagem de pelos, depois vai para o centro cirúrgico e toma anestesia, depois o médico faz um pequeno corte e tira o bebê... Era como se todas fossem ter cesárea!!! Novamente eu era como a menina da propaganda do leite!
Fiz cesárea! E foi muito estranho sentir que minha cesárea nõ foi como a da minha mãe, ou pelo menos como ela lembrava!!! Doeu pra burro! Fiquei morrendo de medo de outra cesárea!
Fiquei grávida cinco anos depois! Queria parto normal somente pela possibilidade que esse tipo de parto me daria para ter mais filhos! Sempre quis muitos filhos! Na gravidez do Henrique fiquei sabendo o que era VBAC (parto normal depois de cesárea!). Fiquei sabendo que parto normal depois de cesárea era possível sim!!! Pesquisei e até achei um trabalho de uma faculdade no RS que falava de uma mulher que teve um PN depois de cinco cesáreas!!! Conheci o site Amigas do Parto e acho que decorei cada palavra desse site! Infelismente um conjunto enorme de coisas fizram meu bebê nascer por csárea! Muitas pessoas podem pensar: "Ah! mas dessa vez você tinha informação!" Mas as coisas iam mais além da informação! Morar em uma cidade onde quase não tem médicos é uma das coisas! Não tinha a opção de trocar de médico! Para se ter uma idéia eu não tinha nem a opção de escolher um outro lugar para ter o bebê! Ok! Nasceu de cesárea! Mas aí eu já não era mais a menina da propaganda do leite! Tudo mudou!
Quando o Pietro nasceu a propaganda do leite me parecia mais absurda do que nunca! E eu me sentia mais parecida com a menina do que nunca! A euforia do momento que (re)conheci meu terceiro filho me fez esquecer que para tirar o leite da vaca a gente precisa ordenhar a teta dela!!!
Mas já recobrei minha conciência do que é normal! E é por essa causa que escrevo esse post! A maioria das mães são como a menina da propaganda do leite! Não sabem! E não tem culpa! Não buscam a informação? Ok! Mas elas confiam no médico. Sim, no médico que acha que para tirar leite da vaca é só levantar a orelha dela e cortar!!!

Um comentário:

Larissa disse...

teste!!! Eu testando!!!!!