terça-feira, 11 de agosto de 2009

Rotina!

***Antes de começar eu gostaria de dizer que essa é a MINHA opinião. É assim que eu prefiro! Conheço muita gente que prefere de outro jeito! Se você for uma das que prefere do outro jeito, deixe um comentário que eu quero fazer uma postagem sobre isso depois!***

Aqui em casa sempre tivemos uma rotina com as crianças. Desde que tive a Luiza precisei me adequar e criei uma rotina para ela! Eu nunca tive muito a obrigação de cumprir rotina em casa, minha mãe não cobrava isso. Eu era completamente "largada" na adolescencia. Eu comia a hora que eu queria, dormia a hora que desse sono... A única obrigação era ir à escola. Quando eu estava grávida era o cúmulo da falta de rotina! Eu ia dormir às 3 horas da manhã depois de assistir aos Flintstones e os Jetsons no cartoon (era essa a hora que eu gostava de ver!). Dormia essa hora e acordava às 13 horas da tarde. Tomava um leite com ovomaltine, passava meu uniforme e ia trabalhar. Eu entrava alguns dias às 16 horas e em outros às 17:30. Saia às 22 horas. Como eu trabalhava no shopping eu ia mais cedo e ficava passeando por lá! Meu almoço/janta era o lanche de onde eu trabalhava! De noite, quando chegava em casa eu tomava outro leite, tomava banho e ia para a TV!!!!! GEnte! Que absurdo!
Quando a Luiza nasceu eu fiquei um caco! No começo ela só mamava, mas mesmo assim era um bebê muito chorão, que exigia muito colo e naquele tempo não existia sling aqui no Brasil heheheeh. Como eu não tinha uma rotina para mim, tinha dias que eu não sabia nem se eu tinha tomado banho, muito menos se eu tinha comido alguma coisa. O resultado disso foi uma mãe com 39 quilos, parecendo uma doente! Quando a Luiza começou a comer eu precisei estabelecer uma rotina! A introdução de alimentos para a Luiza foi muito diferente do que acredito hoje. Foi bem agressiva, mas na época eu achava que estava certo! Coloquei horários para mim e para a Luiza! As coisas passaram a funcionar melhor. Eu estava mais calma, com menos sono, mais alimentada e mais disposta. Como concequencia a Luiza passou a ficar mais calma e a ter horário mais fixos! Ela foi se adaptando e foi ótimo! Mesmo depois de ela estar maiorzinha eu nunca tive problemas para colocá-la para dormir, por exemplo. Eu só falava que estava na hora de dormir e ela acatava, tranquila! Quando o Henrique nasceu eu pretendo seguir a mesma linha! Deu certo! Agora tem o Pietro e seguimos o mesmo pensamento. A única dificuldade é o horário de dormir, pois ele tem uma cisma de ir dormir comigo e não adormece de jeito nenhum, aí só o pai. às vezes ele demora e o Pietro acaba indo dormir um pouco tarde.
Mesmo quando fui indoduzir alimentos para o Pietro (quando ele passou a aceitar os alimentos) eu preferi estabelecer um horário. Acho que facilita muito quando se tem mais filhos também! Dar uma banana para o bebê bem na hora do jantar da família corre-se o risco de ouvir "eu também quero banana agora" e mesmo a explicação de que ele é um bebê não resolve muito hehehe Sim! Eu ouvi isso! E ouvi como resposta do meu filho do meio que ele também queria ser um bebê!!!! Aí o ciúme rola solto!!!
Acho que a rotina aqui em casa gira em torno da rotina alimentar mesmo! Hora do lanche, hora do almoço etc. As outras coisas ficam encaixadas entre as refeições. Banho por exemplo é sempre antes da janta para os dois mais velhos e o banho do Pietro é antes de dormir. A hora de dormir para os dois maiores é entre 21 e 21:30. Já o Pietro depende do pai hehehe
A rotina aqui em casa sempre foi importante e ajudou e ajuda muito a manter a ordem das coisas acontecendo. É claro que somos muito flexíveis. Em finais de semana, dias que saimos ou nas férias não seguimos rigorosamente os horário. AS crianças podem dormir um pouco mais tarde ou podem brincar lá fora por mais tempo e o banho ficar para depois do jantar, por exemplo. Mas no geral a rotina ajuda muito aqui em casa!
E vocês? Como é na casa de vocês? Tem rotina ou não? Se não tem, como é feito?

6 comentários:

Lívia_Lin disse...

Que legal o teu blog!
Acho que o "descobri" bisbilhotando lá no mamíferas... hehehe
Pois bem, essa questão dos horários pra mim é uma coisa muito séria. Tu me descreveu na primeira parte! Só que ainda não tô com 39 quilos... huahuahau...
Bom, o meu pequeno geralmente quer mamar pra dormir ao meio dia. Aí o alomoço acaba saindo lá pelas 15h! Fico bem chateada com essa minha desorganização, queria conseguir estabelecer uma rotina melhor de alimentação pra ele... por ele!
Acho que falta um pouco de vontade da minha parte. :/

Grata pelo texto! ;)

Abraços,
Lívia, mamãe do Uriel (1 ano e 2 meses)

Anônimo disse...

Ainda não tenho filhos, mas concordo com vc.
Aliás, eu penso que sempre deve haver um caminho do meio.
Nesse caso, seria isso que vc faz. A rotina existe mas aos finais de semana dá pra liberar um pouco mais.

Renata disse...

Oi Larissa. Sou mãe de Pietra de 6 meses e a alimentação de papinhas, frutas é recente! Temos rotina sim! Pietra acorda 7, toma leite, faz cocô, toma banho, toma suco, almoça(tenta almoçar) toma leite ou frutinha, cochila, janta sopinha, toma banho, toma leite e dorme (tenta dormir) acorda de madrugada umas 4 vezes. Tá difícil minha rotina!!!! Como foi a introdução das papinhas por aí..me ajuda!!!bjs Rê

Pérola disse...

Querida,
Estou convidando algumas mamães da blogosfera para escrever no Mamãe Antenada. Topa?
Tem algum tema que gostaria de escrever?
Se topar, me mande um texto até dia 21/07, please.
Eu ia sugerir: mãe de três! rsrs
Pode mandar no boudak@gmail.com

Beijocas!

Carol disse...

Oi, adorei seu cantinho!
Então, eu tentei estabalecer uma rotina pro Arthur (hoje com sete meses) desde que nasceu. Ele sempre foi meio complicado durante o dia (as sonecas dele são muito safadas, raramente ele faz 1h por soneca...). Muitas vezes eu achava que não estava funcionando, por causa da dificuldade de dormir de dia, mas ele sempre teve rotina à noite. Desde bem cedinho, o horário dele dormir é 21h. Com a introdução dos sólidos, ficou mais ou menos assim:
6h- mamadeira leite com engrossante
9h - vitamina de fruta ou papinha dde fruta
12h- papinha salgada
15h - papinha de fruta ou vitamina
18h - janta
21h - mamadeira com engrossante
3h - mamadeira com engrossante

nem sempre os horários são precisos, mas aos poucos as coisas estão se acalmando e caminhamos pro uma noite inteira de sono (pelo menos até os dentes aparecerem...ehehehe)
Beijos!

Roberta Lippi disse...

Oi, Larissa!
Eu sempre fiz como você. Aliás, sigo uma rotina desde quando a Luísa mamava no peito. Sei que tem mães que preferem adotar a "livre demanda", mas acho que com isso as mães ficam um caco, totalmente à disposição do bebê. Eu infelizmente não fiquei magra com a correria toda, mas acho que a rotina sempre me ajudou a organizar a vida da Luísa e a minha.
Beijos,
Roberta
www.meuprojetinhodevida.blogspot.com