sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quantas desculpas!!!!

Sempre que ando de ônibus eu fico enjoada! Mas não sei o que acontece que sempre alguém puxa papo comigo! eu adoro conversar com as pessoas, mas dentro do ônibus é triste para mim! E sempre que saio com o Pietro acabo sentando ao lado de uma gestante ou mãe com bebê ou uma doce velhinha que é vovó! Aí sempre tem assunto!
Dia desses uma moça muito alegre falava e falava! Aí ela disse que tinha gêmeos e eles tinham do0is meses! Aí ela começou a falar da prima dela que ela acompanhou o parto da prima estando grávida dos filhos! Logo visualisei a cena: sala de cirurgia, todos paramentados e ela segurando a mão da prima atrás do pano azul (ou verde) esperando o bebê nascer! Mas aí veio a surpresa! Ela disse que ficou assustada com o parto da prima pois ela sentiu muita dor, mas ela viu que assim que nasceu a dor passou e a prima estava bem! E que ela queria parto normal! Perguntei se tinha sido, já que eram gêmeos e ela, com o maior orgulho disse que foi normal sim! Que não teria sido de outro jeito para ela! Raro isso, muito raro!!!
Raro porque os médicos acham cada problema para indicar cesáreas que passam do absurdo pelo cômico! O pior é que as mães acreditam e depois rendem graças à esses doutores salvadores de vidas! Uma vez uma moça me disse que tinha sido cesárea pois o bebê estava apertado dentro da barriga dela. No prontuário aparecia cardiotoco com padrão comprimido. Não sou médica, mas acredito que um bebê que mantem uma média de 150 batimentos por minuto durante todo o exame e não tem nenhuma queda nos batimentos não está com o tal do padrão comprimido, não é?! Mas o médico disse que o bebê precisava nascer!
Outro papo de ônibus: teve que ser cesárea por que ela estava grudada na minha placenta que também estava ficando velha!
Esse eu vi em um blog: gêmeos, 34 semanas e placenta velha. Cesárea de emergêcia dois dias depois com direito à frase do médico: "se fossemos esperar mais um dia eles não aguentariam". Será???
Mais papo de ônibus: a médica já tinha decidido pela cesárea pois o bebê era muito grande e gordo! Nasceu com 3 quilos exatos e 47 cm!!!!!
O pior disso tudo é que a mulher que confia no seu médico acaba sendo enganada por ele quando no fim da gestação chega com uma pérola dessas e a coitada acredita. ainda mais estando fragilizada como ficamos na gestação (como já falei na última postagem). Cordão enrolado, placenta velha, bebê alto, sem dilatação... e a mulher acredita!
A Ana Cris é uma parteira linda aqui de São Paulo! Faz um trabalho lindo! Escreveu esse texto aqui em resposta à uma dúvida em relação ao cordão enrolado no pescoço ser motivo para cesárea:
"Se alguém achar algum livro de medicina, obstetrícia, enfermagem, artigo científico, almanaque do Tio Patinhas, versão da Bíblia, tábuas de Maomé, em qualquer língua falada nessa planeta ou em outros, incluindo a língua do P e a língua élfica, qualquer documento onde esteja escrito que circular de cordão é indicação de cesariana, eu rasgo todos os meus diplomas, e vou morar num sítio, plantar mandiocas e viver de escambo.
O mesmo para diabetes, hipertensão, bebê grande, bebê pequeno, bacia grande, bacia pequena, mãe gorda, mãe magra, mãe jovem, mãe velha, placenta velha, placenta mole, placenta listrada, pé torto (da mãe ou do bebê), bolsa rota, posição ruim, conjunção astral, tempo e temperatura, miopia, hipermetropia, estrabismo, sombrancelha grossa, xulé, dor de cabeça, dor nas costas, gases, falta de gases, pé na costela, bebê agarrado na placenta, cordão curto, cordão longo, nó de cordão, nó de marinheiro, e mais outras 2000 pérolas da minha coleção
." *

Dito e feito! Amei!!!

* A publicação desse texto da Ana Cris foi devidamente autorizada por ela!!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como testar seu obstétra!!!!

Quando pensei em engravidar do meu segundo filho eu fui até uma médica muito conhecida na cidade que eu morava (Jataí - GO). Ela era uma médica carinhosa, simpática e parecia sempre muito preocupada com o psicológico da paciente também! Logo de cara, na primeira consulta, perguntei se ela faria um parto normal após uma cesárea! Cesárea essa que teria por volta de 6 anos quando o outro bebê nascesse! Primeiro ela perguntou o motivo de eu querer ter um parto normal. Eu disse que gostaria de ter muitos filhos e como a cesárea é uma cirurgia eu sabia que não poderia ficar abrindo e fechando minha barriga! Ela então perguntou o motivo da minha primeira cesárea e eu respondi que foi eletiva e sem motivo nenhum! Aí ela veio com o papo de que era possível sim um PN a´pos cesárea, mas teria que seguir algumas regras:
- sem indução
- sem bolsa rota antes do trabalho de parto
- o trabalho de parto e expulsivo deveria durar no máximo 8 horas, mais do que isso ela operaria, mesmo que a dilatação fosse total!
Depois ainda descobri mais algumas coisinhas (com 40 semanas de gestação):
- ela usaria o fórceps pois era procedimento dela.
- episio, lógico!!! (por causa do fórceps)
- ela era contra PN e contra ter muitos filhos!!!!!
E ainda por cima ela veio com a história de colo grosso e bebê alto, falando de um possível prolápso de cordão (quando o cordão sai antes do bebê e cabeça do bebê acaba comprimindo o cordão) e a frase mais temida por qualquer gestante: morte do bebê!!!!!
Nisso eu já estava de 40 semanas e ela só esperaria mais uns dias. Agora imagina essas informações para uma gestante de 40 semanas? Marquei a cesárea para dali 5 dias!
Tudo isso foi uma pena, mas acho que lá realmente a coisa era difícil! Algumas histórinhas de amigas minhas: dilatou rápido e (ainda não sei o motivo) o médico fez a manobra de Kristeller (empurrar a barriga da parturiente), mas foi com tanta violência que o bebê saiu rasgando tudo! Ela levou muitos pontos, teve um problema nas costas devido à manobra e andava como se tivesse tido uma cesárea, mesmo uma semana após o parto. Mais uma: uma moça que estava internada no mesmo hospital que uma amiga. Ela estava internada há 3 dias com contrações, mas o médico a animava muito dizendo que nunca tinha visto um útero tão lento como o dela! Nesse hospital que ela estava só fazia cesárea se pagasse e era um hospital terrível, sem o mínimo de higiêne! Essa minha amiga internou para induzir e acabou pagando a cesárea, como é de se esperar quando tem uma indução super mal conduzida!
Mas histórias assim se escutam todos os dias em todos os lugares do Brasil! Coisas como: bebê com o pé enroscado na costela da mãe (como isso pode acontecer? Esse bebê deve ser especial, pois conseguiu atravessar o útero!!!!!), bebê grudado na placenta (mas não é assim que deve ser? bebê grudado na placenta pelo cordão umbilical!!!), placenta velha (já ouvi história de palcenta velha grau II - vai até grau III), pouco líquido, muito líquido, bebê com pouco espaço lá dentro(!!!!), bebê que passou do tempo com 40 semanas (a gestação humana normal vai de 37 à 42 semanas), bebê grande demais, fora aqueles obstétras que vão mudando a data prevista para o parto aí chega em 37 semanas, mas nas contas "mágicas" do médico a gestante já está com 40 semanas!!!
É! Tudo isso pode ser evitado! Mas é muito difícil imaginar que em um Brasil tão grande, com tantos médicos, tão poucos acompanhem partos normais, e menos ainda acompanham partos humanizados! Nós tentamos acreditar que aquele módico que nos acompanha há tanto tempo vai nos respeitar, mas não é assim que funciona!
Existem algumas perguntas elaboradas para testar seu obstétra! São perguntinhas básicas mas de cara dá para perceber que tipo de médico é o que está te acompanhando! Essas perguntas devem ser feitas aos poucos e você deve ter um ouvido muito seletivo para perceber se ele não está respondendo apenas oque vocÊ quer ouvir! Essas perguntas estão no site Amigas do parto e você pode vê-las aqui.

domingo, 7 de junho de 2009

Introdução de alimentos quando???

E aí o bebê mamou por seis meses exclusivamente o leitinho da mamãe e agora já precisa comer sopinhas e frutinhas, certo? Mais ou menos!!!

Quando meu segundo filho passou a comer eu chorava quase todo dia, acreditem. Ele não gostava de comer! Eu achava que ele ficaria desnutrido, que não se desenvolveria normalmente... (nem vou comentar sobre a Luiza pois ela era boa de garfo hehehe) Quando eu estava só amamentando o Pietro surgiu uma conversa em uma das listas de discução na internet que participo sobre o que comprar quando o bebê vai começar a comer! Como faltavam 2 semanas para o Pietro iniciar suas aventuras pelo mundo culinário eu tinha acabado de comprar algumas coisinhas e fui compartilhar o que eu havia comprado. Mas uma coisa me chamou a atenção: uma mãe assinava a mensagem dela dizendo que o bebê de 11 meses entraria no mundo da alimentação logo! Resolvi conversar com ela sobre isso! E ela me contou muitas coisas sobre a real necessidade de o bebê começar a comer assim que completa 6 meses! No meio dessa conversa também mandaram um texto com alguns "ítens" que o bebê deveria ter/fazer para mostrar se ele estava pronto para comer! Adaptei isso para mim e resolvi que seria assim o melhor!

Se formos pensar mesmo, pra quê dar comida para um serzinho que nem dentes tem na boquinha ainda? E pra quê dar comida para um bebê que ainda não senta sem apoio? Será que só essas coisas não servem de indicação de quando o bebê está pronto para comer? Também aprendi que os bebês têm um reflexo na boquinha que os impedem de engolir sólidos. Quando é colocado algum alimento sólido em sua boquinha ele empurra para fora com a língua. Esse reflexo tende a desaparecer por volta dos seis meses, mas pode desaparecer depois!

Eu decidi que meu filho só comeria quando sentasse sozinho (já que ele já tinha 4 dentes na boquinha com 6 meses) e que não teria mais o reflexo de empurrar! Com seis meses ele ainda empurrava os alimentos sólidos! As coisas foram acontecendo lentamente. No dia do seu mesversário ele ganhou um copo de bico com água dentro!!! Fiz uma espécie de relatório no blog das crianças e está aqui. Acho que o Pietro mamou exclusivo mesmo até uns sete meses e meio!

Eu não sou expert, mas aqui vão algumas dicas:
-A primeira e acho que a mais importante: nunca coloque sua comida na boca do bebê! Ele não sabe que você está comendo, pois ele só conhece o ato de mamar! Não existe deixar ele com vontade, pois ele não sabe que o que você está pondo na boca é de comer!!!! Se você nunca colocar nada na boca dele vai ser muito mais fácil introduzir alimentos saudáveis para o bebê! O Pietro só passou a pedir o que nós estamos comendo com 1 ano. Antes disso ele ficava na mesa com a gente e não se interessava por nada da nossa comida! Caso você ache que o que está comendo é interessante para ele provar, dê em outro momento. Caso contrário ele vai acostumar e você vai ter que passar a comer aquele chocolate delicioso escondido hehehe!!!
-Espere o bebê sentar primeiro. Ninguém gosta de comer deitado ou reclinado, não é?!
-Observe seu bebê. Quando ele fizer seis meses dê frutas na mão dele para ele chupar. Observe o interesse dele!
-Nunca dê sopinha batida no liquidificador ou passada na peneira. Apesar de a peneira ser indicada por revistas e tal, ela deixa toda a fibra do alimento fora da comida da criança!!! O melhor mesmo é amassar com o garfo! Se o bebê já estiver pronto para comer ele vai aceitar! Lembre do reflexo da linguinha!!!!
-Cuidado com bebês com dentes! Eles podem engasgar com frutas que estão comendo sozinhos. Eles não sabem o tamanho do pedaço que podem morder. Se isso estiver acontecendo (mordendo pedaços grandes) não dê mais frutas na mão!
-Só comece a dar coisinhas para o bebê comer depois dos seis meses, nunca antes!!!! Alguns vão aceitar de imediato, outros podem demorar muitos meses e só vão aceitar mesmo depois de um ano de idade! Se você acompanha com pediatra e o crescimento e ganho de peso estiver normal, é por que assim que deve ser!!!
-Pediatras que apóiem a amamentanção exclusiva prolongada são tão raros quanto pediatras que apóiem a amamentação exclusiva antes dos seis meses! você logo vai descobrir como é que seu pediatra pensa! Quando o Pietro começou a comer papainha salgada a pediatra dele achava que ele já estava até jantando! E estava espantada com o ganho de peso dele! Mal sabia que ele só mamava no peito... O ideal é achar um pediatra que apoie a amamentação e a introdução de alimentos de uma forma natural!
-Isso tudo só é valido se o bebê mama exclusivo no peito sem complemento com leite artificial (Nan, Aptamil, Nestogeno etc), pois o leite materno contém TUDO o que o bebê precisa, já o leite artificial não!!!!